Com mais de 57 milhões de votos, cerca de 55,18% dos votos válidos, Jair Messias Bolsonaro (PSL) foi eleito o novo presidente do Brasil, neste domingo, dia 28. O candidato do PSL, obteve cerca de onze milhões de votos a mais que o seu adversário, Fernando Haddad, candidato do PT, que somou 44,8% dos votos válidos
Durante todo o domingo, copos e camisetas personalizados com o rosto do candidato do PSL à Presidência da República, viraram uma febre em frente ao condomínio onde ele mora, na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Vendedores ambulantes se multiplicam a cada minuto no local.
Uma verdadeira feira livre foi montada na vizinhança. O buzinaço de veículos é contínuo em frente ao condomínio, e aumentou ainda mais com a conformação da vitória de Bolsonaro. Uma série de atrações tomou conta da Avenida Lúcio Costa, como uma espécie de carro fúnebre que carregava um caixão com faixas, nas quais se lia CUT (Central Única dos Trabalhadores) e PT.
O candidato votou por volta das 9h15 deste domingo, ao lado da mulher, Michelle, usando colete à prova de bala e sob esquema de segurança reforçado. Houve confusão e correria no entorno da Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, zona oeste do Rio.
Após driblar a imprensa na chegada ao local, Bolsonaro deixou rapidamente o colégio para cumprimentar eleitores e foi abordado por uma multidão de jornalistas e apoiadores. Os policiais federais da escolta do candidato e militares da Polícia do Exército agiram de forma truculenta para afastar os que tentavam se aproximar dele. Bolsonaro não falou nada, apenas acenou para o público.
Nascido em 21 de março de 1955, em Campinas (SP), Bolsonaro é considerado o principal representante da direita no Brasil. Militar da reserva desde 1988, quando iniciou sua carreira política ao se eleger vereador do Rio de Janeiro, Bolsonaro agora representa o Partido Social Liberal (PSL) nas eleições de 2018, como candidato à Presidência da República.
Jair Bolsonaro foi eleito deputado federal por sete vezes. Na última disputa, em 2014, foi o deputado mais votado do Estado do Rio de Janeiro, com 464.565 votos. Em seus mandatos parlamentares, destacou-se pela luta contra a erotização infantil nas escolas e por um maior rigor disciplinar nas instituições de ensino, pela redução da maioridade penal, pelo armamento do cidadão de bem e direito à legítima defesa, pela segurança jurídica na atuação policial e pelos valores cristãos. Foi idealizador do voto impresso que, caso avance, contribuirá para a realização de eleições mais confiáveis e passíveis de auditagem.
Jair Bolsonaro será o 9º presidente da “Nova República”, que começou em 1985, após a Ditadura Militar. De lá até hoje, o Brasil foi governado por Tancredo Neves*, José Sarney (1985 – 1990), Fernando Collor (1990 – 1992), Itamar Franco (1992 – 1995), Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2003), Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2011), Dilma Rousseff** (2011 – 2016) e Michel Temer*** (2016 – 2018)
* Tancredo tinha posse marcada para o dia 15 de fevereiro de 1985, mas a cerimônia não chegou a acontecer porque o então presidente eleito ficou doente na véspera e acabou falecendo em 21 de abril do mesmo ano.
** Dilma, a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República, teve o mandato interrompido no dia 31 de agosto, após um processo de impeachment.
*** Temer, vice de Dilma Rousseff, assumiu o Planalto após o impeachment da petista.
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21