Irmãos Adriano transformam conceitos em realidade na Movelsul 2025

Palestra com designers italianos trouxe reflexões sobre o desenvolvimento de produtos e o mercado

A partir de uma visão inovadora sobre design e estratégia de marca, os irmãos Davide e Gabriele Adriano, do estúdio italiano Adriano Design, trouxeram à Movelsul 2025 importantes debates sobre a transformação de conceitos em realidade. A palestra, realizada na segunda-feira, dia 17, abordou temas como criatividade, sustentabilidade e inclusão, destacando a importância de repensar produtos e processos para agregar valor ao mercado.

Fundado em 1997, o escritório dos Irmãos Adriano coleciona diversas premiações e já trabalhou com grandes marcas de alcance internacional, como Foppapedretti, Scavolini, Olivetti, OGTM, Centro Ricerche FIAT, Bemis e Melitta. Com essa experiência diversificada, os designers trouxeram à Movelsul reflexões sobre a importância da inovação e da adaptação ao mercado. A partir de uma trajetória de dois anos à frente da direção criativa da Cinex, os Irmãos Adriano explicaram como seu trabalho vai além do design, influenciando a estratégia da empresa e reforçando conceitos que representam seu DNA. “Nosso papel é ajudar a ir além da estética, trazendo significado e estratégia para cada projeto”, afirmaram os designers.

Durante a palestra, os designers apresentaram um case emblemático: o redesign de um elevador residencial na Itália para torná-lo acessível a pessoas com necessidades especiais. A proposta não se limitou à funcionalidade, mas buscou transformar o produto em um elemento arquitetônico valorizado no ambiente. “A primeira ação foi mudar a forma como as pessoas enxergam o elevador. Deixou de ser apenas uma solução técnica e passou a ser parte da identidade visual do espaço”, explicaram. “O grande desafio foi transformar um objeto pensado para atender a pessoas com deficiência em algo desejável para todos, sem perder sua função inclusiva”, complementaram.

Criatividade e mercado: disrupção como estratégia

Os Irmãos Adriano enfatizaram a importância da inovação para se destacar no mercadoe a necessidade de pensar produtos para diferentes públicos. “Criamos primeiro um produto top de linha, disruptivo, para gerar impacto. Depois, adaptamos para versões mais acessíveis, sem perder a essência”, explicaram. Isso acaba trazendo expansão e diversificação com vistas ao futuro do design. Tanto é que a palestra também trouxe reflexões sobre a versatilidade dos designers, que transitam por diferentes setores e mercados, sempre aprendendo e aplicando novos conceitos. “Nosso trabalho é sempre estar em novos mercados, entender novas demandas e trazer esse aprendizado para cada projeto. A inovação vem da troca de experiências”, concluíram.

Fonte: Exata Comunicação

Fotos legendadas e creditadas no anexo

error: Conteúdo Protegido