Palestra com designers italianos trouxe reflexões sobre o desenvolvimento de produtos e o mercado
A partir de uma visão inovadora sobre design e estratégia de marca, os irmãos Davide e Gabriele Adriano, do estúdio italiano Adriano Design, trouxeram à Movelsul 2025 importantes debates sobre a transformação de conceitos em realidade. A palestra, realizada na segunda-feira, dia 17, abordou temas como criatividade, sustentabilidade e inclusão, destacando a importância de repensar produtos e processos para agregar valor ao mercado.
Fundado em 1997, o escritório dos Irmãos Adriano coleciona diversas premiações e já trabalhou com grandes marcas de alcance internacional, como Foppapedretti, Scavolini, Olivetti, OGTM, Centro Ricerche FIAT, Bemis e Melitta. Com essa experiência diversificada, os designers trouxeram à Movelsul reflexões sobre a importância da inovação e da adaptação ao mercado. A partir de uma trajetória de dois anos à frente da direção criativa da Cinex, os Irmãos Adriano explicaram como seu trabalho vai além do design, influenciando a estratégia da empresa e reforçando conceitos que representam seu DNA. “Nosso papel é ajudar a ir além da estética, trazendo significado e estratégia para cada projeto”, afirmaram os designers.
Durante a palestra, os designers apresentaram um case emblemático: o redesign de um elevador residencial na Itália para torná-lo acessível a pessoas com necessidades especiais. A proposta não se limitou à funcionalidade, mas buscou transformar o produto em um elemento arquitetônico valorizado no ambiente. “A primeira ação foi mudar a forma como as pessoas enxergam o elevador. Deixou de ser apenas uma solução técnica e passou a ser parte da identidade visual do espaço”, explicaram. “O grande desafio foi transformar um objeto pensado para atender a pessoas com deficiência em algo desejável para todos, sem perder sua função inclusiva”, complementaram.
Criatividade e mercado: disrupção como estratégia
Os Irmãos Adriano enfatizaram a importância da inovação para se destacar no mercadoe a necessidade de pensar produtos para diferentes públicos. “Criamos primeiro um produto top de linha, disruptivo, para gerar impacto. Depois, adaptamos para versões mais acessíveis, sem perder a essência”, explicaram. Isso acaba trazendo expansão e diversificação com vistas ao futuro do design. Tanto é que a palestra também trouxe reflexões sobre a versatilidade dos designers, que transitam por diferentes setores e mercados, sempre aprendendo e aplicando novos conceitos. “Nosso trabalho é sempre estar em novos mercados, entender novas demandas e trazer esse aprendizado para cada projeto. A inovação vem da troca de experiências”, concluíram.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos legendadas e creditadas no anexo
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa