O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) de Bento Gonçalves divulgou os dados estatísticos dos serviços prestados em 2016, quando foram registrados 4.634 atendimentos à população. O destaque foi para o setor de Alvarás que concedeu 276 documentos de autorização para uma área total de 282.049,23 m², sendo 178 unidades comerciais, 54 industriais e 1091 residenciais. Os dados também apontam a emissão de 247 cartas de Habite-se.
O IPURB, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, é um dos fatores fundamentais para o fomento ao empreendedorismo, que assim, identifica problemas e oportunidades para investir recursos na criação de um negócio que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.
Uma delas foi a criação da Lei de Incentivo ao setor, que estabelece a isenção do Imposto sobre a Transmissão Onerosa de Bens Imóveis (ITBI), do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS), além de outros estímulos temporários. Em 2016, foram nove empresas beneficiadas pela Lei, atuantes em setores de alimentação, varejo, culturais- turísticas, móveis e transformação de plástico.
A concessão dos benefícios serve para novas empresas e também para aquelas já instaladas na cidade, desde que haja a ampliação da área produtiva em, no mínimo, 20% e a comprovação da geração de novas vagas de emprego ou ampliação da massa salarial.
Outros indicadores do IPURB:
Projetos reanalisados – 1.396
Projetos analisados – 390
Certidões – 318
Pareceres – 200
Vistorias e fiscalizações – 393
Mapeamentos – 175
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões