O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) de Bento Gonçalves divulgou os dados estatísticos dos serviços prestados em 2016, quando foram registrados 4.634 atendimentos à população. O destaque foi para o setor de Alvarás que concedeu 276 documentos de autorização para uma área total de 282.049,23 m², sendo 178 unidades comerciais, 54 industriais e 1091 residenciais. Os dados também apontam a emissão de 247 cartas de Habite-se.
O IPURB, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, é um dos fatores fundamentais para o fomento ao empreendedorismo, que assim, identifica problemas e oportunidades para investir recursos na criação de um negócio que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.
Uma delas foi a criação da Lei de Incentivo ao setor, que estabelece a isenção do Imposto sobre a Transmissão Onerosa de Bens Imóveis (ITBI), do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS), além de outros estímulos temporários. Em 2016, foram nove empresas beneficiadas pela Lei, atuantes em setores de alimentação, varejo, culturais- turísticas, móveis e transformação de plástico.
A concessão dos benefícios serve para novas empresas e também para aquelas já instaladas na cidade, desde que haja a ampliação da área produtiva em, no mínimo, 20% e a comprovação da geração de novas vagas de emprego ou ampliação da massa salarial.
Outros indicadores do IPURB:
Projetos reanalisados – 1.396
Projetos analisados – 390
Certidões – 318
Pareceres – 200
Vistorias e fiscalizações – 393
Mapeamentos – 175
Deputado Guilherme Pasin propõe seminário para debater impactos da Reforma Tributária
Vereadores aprovam reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural em Monte Belo do Sul
Inadimplência segue em alta em agosto, no RS e no país