IPURB iniciou nesta semana implantação do processo digital

No início desta semana o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), iniciou um importante processo de digitalização de seus arquivos. Desde a segunda-feira, 14, pelo menos 80% dos arquivos passaram para o formato digital. Desde então já foram abertos mais de 20 processos. O objetivo, de acordo com o órgão, é que, os atendimentos fiquem ainda mais ágeis, destacando a modernização, além de economizar na utilização de papel, já que tudo será feito de forma digital. Em até 15 minutos o processo está protocolado e o contribuinte pode pegar o parecer online, sem precisar ir até o IPURB.

A assistente Administrativa, Rafaella Sebben, comentou sobre essa nova fase iniciada no IPURB. “Esse trabalho digitalizado já demonstrou fazer a diferença. Notamos isso na rapidez que tem sido realizar os processos nesse novo formato. No site do Ipurb tem todo o passo a passo de como tem que ser feito. Estamos de de portas abertas para receber quem precisar tirar as dúvidas”.

A diretora do IPURB, Melissa Bertoletti, destacou sobre a migração dos processos físicos para o digital. “Essa é a primeira fase num total de três etapas. Todos os processos que competem o IPURB é aberto aqui. O objetivo maior é facilitar e agilizar para o contribuinte. A expectativa é que até o final do ano tudo esteja 100% digital”.

Manual de abertura dos processos digitais do IPURB

1° Acesse o site da Prefeitura de Bento Gonçalves através do link (https://bentogoncalves.atende.net/cidadao). Na aba inferior a direita está o nosso Auto Atendimento. Caso você já possua cadastro, insira seu número de CPF ou CNPJ e a senha, ou também entre com seu usuário do sistema Gov.br. Se não possuir nenhum cadastro, clique no campo cadastre-se e siga todos os passos.

2° As próximas telas é referente como você deve realizar o seu cadastro. Clique no Acessar.

3° E na sequência, no campo Prosseguir.

4° Nesta tela, você deverá selecionar o Serviços do Portal do Cidadão e preencher todos os dados requerido.

5° Concluída está etapa, verifique a sua caixa de entrada do e-mail cadastrado, pois será enviado um e-mail de confirmação. Neste e-mail estará um link que deve ser acessado para a confirmação do cadastro. Após está etapa aguarde a liberação do setor responsável que pode demorar de um a dois dias.

6° Após a criação do cadastro, retornara à aba do Auto Atendimento, e selecione a opção de Abertura de Processo Digital, localizada na coluna a esquerda.

7° Clique no ícone Acessar, na parte inferior da tela.

8° Na tela da Abertura de Processo Digital, selecione, obrigatoriamente, como Assunto: IPURB – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e no Subassunto, selecione o requerimento que deseja abrir. Após preenche a Descrição do Subassunto e anexe toda a documentação obrigatória que aparecerá para cada Subassunto. Se todos os documentos obrigatórios não forem anexados, o processo não será aberto.

9° Alguns Subassuntos geram taxas. Nesta situação, aparecerá uma tela pedindo se deseja realizar o pagamento tributário. Selecione a opção sim e altere a data de vencimento, se necessário.

10° Clique em confirmar. Pronto, seu processo está aberto no IPURB.

O IPURB está localizado no Complexo Administrativo – Rua 10 de novembro, 190 – sala 2.

Atendimento
Atendimento protocolo: segunda a sexta das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia)
Plantão fiscalização (somente finais de semana): 9 9139-6600
Telefone e whatsapp: (54) 3055-7188
ipurb@bentogoncalves.rs.gov.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco / Divulgação

(RM)

error: Conteúdo Protegido