IPURB inicia neste mês processo de digitalização de seus arquivos

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), está passando por um importante processo de digitalização de seus arquivos. A partir do próximo dia 14, pelo menos 80% dos arquivos estarão no formato digital. O objetivo, de acordo com o órgão, é que, os atendimentos fiquem ainda mais ágeis, destacando a modernização dos processos, além de economizar na utilização de papel, já que tudo será feito de forma digital.

A assistente Administrativa, Rafaella Sebben, destacou sobre as facilidades das mudanças para o formato digital.

“Acredito que esta mudança é de extrema importância para a modernização do serviço. Facilitará tanto para o requerente, que não precisará se deslocar até o Complexo, como para o IPURB que reduzirá o trâmite de papéis. A equipe do Instituto está apta a auxiliar os requerentes, até que todos estejam habituados a usar o sistema de Abertura de Processo Digital”.

A diretora do IPURB, Melissa Bertoletti, destacou sobre a migração dos processos físicos para o digital.

“A escolha da mudança para o digital foi pensando na simplificação dos processos e na economia da utilização de papel. As pessoas poderão realizar seus procedimentos e solicitações de casa, sem ter a preocupação com custos de impressão. Vai ser tudo mais rápido e simples”.

A digitalização dos arquivos corresponde o primeiro passo de implantação, que, de acordo com o órgão, terá mais duas etapas, sendo que a terceira e última será a digitalização total dos arquivos do Ipurb. As próximas etapas ocorrerão ao longo do ano.

Confira os arquivos que serão digitalizados nesta primeira etapa

Abertura de Vala
Certidão de Bairro
Certidão de Nome de Rua
Certidão de Número de Prédio
Certidão de Quarteirão
Certidão de Zona Rural
Certidão de Zona Urbana
Certidão de Extensão de Rede da RGE
Certidão de Parcelamento do Solo – Corsan
Certidão de Zoneamento
Certidões Diversas
Permuta de Imóvel
Reavaliação ITBI
Solicitação
Usucapião
Viabilidade

Aprovação

Alinhamento
Aprovação de EIV/EII
Autorização e Certidão de Demolição
Certidão de PPCI/CMPI
Certidão de Transferência de Índice
Cópia ou autenticação de projeto
Diretriz municipal
Defesa
Isenção de EIV
Retificação de alvará ou carta de habitação
Transferência de projetos
Viabilidade para instalação de antenas
Viabilidade de cemitérios
Viabilidade urbanística
Vistoria de fossa e filtro

Manual de abertura dos processos digitais do IPURB

1° Acesse o site da Prefeitura de Bento Gonçalves através do link (https://bentogoncalves.atende.net/cidadao). Na aba inferior a direita está o nosso Auto Atendimento. Caso você já possua cadastro, insira seu número de CPF ou CNPJ e a senha, ou também entre com seu usuário do sistema Gov.br. Se não possuir nenhum cadastro, clique no campo cadastre-se e siga todos os passos.

2° As próximas telas é referente como você deve realizar o seu cadastro. Clique no Acessar.

3° E na sequência, no campo Prosseguir.

4° Nesta tela, você deverá selecionar o Serviços do Portal do Cidadão e preencher todos os dados requerido.

5° Concluída está etapa, verifique a sua caixa de entrada do e-mail cadastrado, pois será enviado um e-mail de confirmação. Neste e-mail estará um link que deve ser acessado para a confirmação do cadastro. Após está etapa aguarde a liberação do setor responsável que pode demorar de um a dois dias.

6° Após a criação do cadastro, retornara à aba do Auto Atendimento, e selecione a opção de Abertura de Processo Digital, localizada na coluna a esquerda.

7° Clique no ícone Acessar, na parte inferior da tela.

8° Na tela da Abertura de Processo Digital, selecione, obrigatoriamente, como Assunto: IPURB – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e no Subassunto, selecione o requerimento que deseja abrir. Após preenche a Descrição do Subassunto e anexe toda a documentação obrigatória que aparecerá para cada Subassunto. Se todos os documentos obrigatórios não forem anexados, o processo não será aberto.

9° Alguns Subassuntos geram taxas. Nesta situação, aparecerá uma tela pedindo se deseja realizar o pagamento tributário. Selecione a opção sim e altere a data de vencimento, se necessário.

10° Clique em confirmar. Pronto, seu processo está aberto no IPURB.

O IPURB está localizado no Complexo Administrativo – Rua 10 de novembro, 190 – sala 2.

Atendimento

Atendimento protocolo: segunda a sexta das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia)
Plantão fiscalização (somente finais de semana): 9 9139-6600
Telefone e whatsapp: (54) 3055-7188
ipurb@bentogoncalves.rs.gov.br

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

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