Inverno inicia oficialmente nesta quinta-feira

O inverno inicia oficialmente no Hemisfério Sul, nesta quinta-feira, dia 21, mais precisamente às 7h07min, horário de Brasília. Os últimos dias de outono apresentaram temperaturas amenas e sol, diferente da previsão do primeiro dia de inverno, que marca pancadas de chuva intercaladas com período de sol. O volume de chuvas deve ser um pouco maior se comparado ao outono, porém sem longos períodos de precipitação, e as temperaturas serão amenas, sem quedas muito acentuadas.

Segundo Celso Oliveira, meteorologista da Somar meteorologia, o final do fenômeno La Niña, quando ocorre o resfriamento da água do Oceano Pacífico na região Equatorial, acarreta em um volume maior de chuva, com relação a estação anterior, não persistentes, mas com maior frequência “esse inverno não vai ter o La Ninã, os institutos internacionais já vem anunciando um possível retorno do fenômeno El Ninõ, mas isso só ocorreria no decorrer do segundo semestre, mais para a primavera/verão, mas só pelo término do La Ninã, já garante chuvas mais frequentes, os volumes tendem a ser mais elevados”.

Segundo o meteorologista, o inverno será de variabilidade nas temperaturas, sem longos períodos de ondas de frio “claro, teremos queda de temperatura, alguns momentos com declínio acentuado da temperatura, na Serra Gaúcha e em todo estado do RS, mas também não há expectativa de que teremos isso de forma persistente, vamos de novo ter variabilidade, momento de temperaturas mais altas alternadas com períodos de temperaturas baixas”.

Para a agricultura, Oliveira alertou para as geadas tardias, que devem aparecer até o final da primeira quinzena de setembro. A estação ainda apresentará temperaturas baixas nessa época do ano propícias para trazer geada.

Foto: Arquivo Difusora

 

error: Conteúdo Protegido