Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário é inaugurado em Bento

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira, 17, aconteceu a inauguração do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, junto ao Senai/Cetemo, no bairro Planalto em Bento Gonçalves. Trata-se de uma nova unidade que integra a rede nacional composta por 25 institutos de inovação (dois no Rio Grande do Sul) e 60 institutos de tecnologia (seis no RS) e que desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e produtos. Possuem em seu portfólio de serviços consultorias técnicas especializadas, pesquisa e desenvolvimento e serviços laboratoriais.

A solenidade teve a presença do presidente da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), Heitor José Müller, do presidente do Conselho Consultivo do Senai, Henrique Tecchio, do diretor César Modena, empresários, líderes locais, regionais e a comunidade em geral.

“O objetivo é preparar a nossa mão de obra do futuro, que é cada vez mais conhecimento e talento de obra, porque as máquinas estão fazendo. Nos próximos dez anos 70% da mão de obra que vamos precisar nem sabemos quais são hoje. Por isto temos que ter esta atividade para ter bons empregos com gente nossa”, destacou o presidente da Fiergs, Heitor Müller.

Para o diretor César Modena, “é um trabalho que é desenvolvido desde 2011, com capacitação do nosso pessoal, com laboratórios, e agora aumentos o nosso escopo de ensaios físico e mecânicos, com um equipamento novo em todos os nossos cursos. O nosso escopo de atendimento praticamente dobrou”.

São 1 mil alunos atendidos e a capacidade pode chegar em até 2 mil por dia.

O Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, com uma área e novos equipamentos para ensaios de durabilidade, estabilidade e ergonomia, ampliou sua capacidade de prestar serviços nestas áreas, além de oferecer novos serviços para ensaios em gás análise e químicos de superfície. A assessoria tecnológica e de inovação conta com máquinas CNC para prototipagem e usinagem de superfícies complexas, além de softwares para desenvolvimento e melhoramento do processo produtivo. A unidade, além de ampliar o atendimento de alunos, também passa a contar com novos cursos técnicos em móveis, eletromecânica e eletroeletrônica, cursos de qualificação e aperfeiçoamento na área de automação industrial, artefatos de couro e estofados e usinagem e tratamento de madeiras.

Müller, após o evento, palestrou no CIC/BG sobre o tema  ‘O Brasil na Travessia 2017/2018’.

Clique para ampliar as demais imagens:

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do site da Fiergs

Fotos: Nei Vignatti

 

error: Conteúdo Protegido