Empreendedores de 14 startups foram apresentados à trilha de conteúdos do Speed Hélice 22 nesta semana, em dinâmicas para promover conexões entre os participantes
Começou nesta semana o Speed Hélice 22, Programa de Aceleração de Startups do Instituto Hélice. O kick-off aconteceu na tarde de segunda-feira (8) no Sebrae, em Caxias do Sul, e reuniu empreendedores de diversas startups entre as 14 inscritas no programa. Os participantes foram apresentados à trilha de conteúdos que será abordada ao longo do projeto e também participaram de dinâmicas que tinham como objetivo integrar a turma e promover conexões. Nesta quarta-feira (10), iniciou-se o primeiro módulo de conteúdo.
Já no dia do lançamento, os empreendedores puderam se conhecer mais, trocando informações e experiências tanto da vida pessoal, quanto profissional. Para Alex Oliveira, fundador da startup Icehot, o primeiro contato com o Speed Hélice foi uma surpresa:
– Achava que ia ser algo mais técnico, mais formal e foi algo diferente, voltado à conexão com outras pessoas que também fazem parte desse ecossistema das startups. Vejo isso como algo muito valioso, porque, às vezes, a gente conhece as pessoas, os cartões de visita, mas a gente não conhece as histórias, o que elas fizeram e o que as trouxe até aqui. Conhecer isso cria entre nós algumas familiaridades e conexões e é isso que nos aproxima e nos faz gostar das pessoas. O primeiro passo para gerar negócios é a gente gostar das pessoas – resume.
Construído em parceria com o SebraeX, apoiador da iniciativa, e conduzido pela consultoria Duo Empreender, o Speed Hélice 22 é um programa de capacitação que auxilia as startups a crescerem por meio de mentorias. Tendo como foco a preparação dos empreendedores para a identificação de novas oportunidades e negócios, além da profissionalização da sua gestão, a trilha contempla temas como planejamento ágil, formação e gestão de times, branding, governança e sustentação financeira.
– O Speed Hélice nasceu da necessidade de criar uma interação maior entre as startups da região, a partir de um processo estruturado de aceleração. Então a gente vai buscar proporcionar conteúdo, mas, acima de tudo, conexão entre os empreendedores de startups aqui da Serra – afirma Thomas Job, executivo do Instituto Hélice.
Programa reúne mais de 70 horas em capacitações, mentorias e consultorias
O Speed Hélice é um programa destinado a startups de todo o Rio Grande do Sul, em processo de crescimento e que já possuem um produto ou serviço validado. São empresas em fase de Operação (early stage), que contam com iniciativas como o Speed Hélice para se prepararem para a fase de Tração (growth stage). Algumas das startups inscritas, inclusive, já se encontram em nível de maturidade mais avançado.
– Nosso objetivo principal está em trabalhar essa base da gestão, justamente para preparar essas empresas para o seu crescimento, para sua expansão, ganhando essa escala tão desejada por elas – explica Ana Carolina Borges, sócia-fundadora da Duo Empreender e facilitadora do programa.
– O SebraeX promove conexões entre micro, pequenas e grandes empresas, entidades e startups para que possamos gerar mais negócios, capacitando e dando estrutura para que essas startups possam atingir uma jornada sustentável. O Speed Hélice é o melhor exemplo disso, estamos nos conectando para formar esse grupo de startups, a fim de que atinjam novos horizontes depois de passar pela jornada do Speed – complementa Alcir Cardoso Meyer, coordenador de Projetos de Inovação do Sebrae.
O programa será realizado de agosto a dezembro e é dividido em quatro módulos, que acontecem em dois encontros de capacitação, sendo um deles presencial em Caxias do Sul e outro online. O projeto também soma mentorias coletivas (12 horas) e consultorias individualizadas para cada empresa (20 horas).
Ao todo, são 70 horas de atividades. O Speed Hélice 22 será finalizado no início de dezembro, com um demoday, evento em que as startups fazem seus pitches, ou seja, as apresentações de suas soluções.
– Além de conhecer empreendedores, a gente conhece as pessoas por trás dos empreendedores. É muito legal a gente poder cooperar, colaborar e sair daqui sempre com um sentimento de cooperação e evolução, todo mundo junto – relata Isabella Borghetti, diretora da startup BoomaTech.
O perfil das startups participantes
Segundo dados coletados pela organização do programa, as startups vêm de sete municípios do Estado: Bento Gonçalves (1), Caxias do Sul (7), Novo Hamburgo (2), Pelotas (1), Santa Rosa (1), São Leopoldo (1) e São Marcos (1). 50% das empreendedoras participantes são mulheres.
Além disso, algumas delas têm empresas associadas ao Instituto Hélice como clientes, caso da 5Hub, por exemplo, que atende a Marcopolo. Outros exemplos: Allto Digital atende Randon, Estágios.cc atende Focco, Icehot atende Sicredi e Unimed Nordeste-RS, Movestock atende Florense e Randon, etc.
Abaixo, confira a lista completa das startups do Speed Hélice 22:
- 5Hub Comunicação Inteligente
- Allto Digital
- BoomaTech
- BTi Estratégica
- Chapa Seguro
- Doutormultas
- Estágios.cc
- Icehot
- Kretos
- Lev Compliance
- Movestock
- Murbi
- Reserve 4me
- Sirros
Sobre o Instituto Hélice
O Instituto Hélice representa organizações que acreditam que podem transformar o ecossistema de inovação na Serra Gaúcha e Rio Grande do Sul. Juntamente com instituições de ensino e poder público, articula iniciativas que fomentem e consolidem o ecossistema de inovação. Para isso, oferece processos estruturados de inovação aberta para seus associados, proporcionando conexão com novas tecnologias para melhoria operacional, experiências para transformação cultural e oportunidades para novas receitas. Atualmente, engloba 29 organizações com um faturamento somado de mais de R$ 16,2 bilhões, impactando diariamente mais de 42 mil colaboradores. Para saber mais sobre o Instituto, acesse o site helice.network.
Fonte: Adri Silva Comunicação
Fotos: Luis Henrique Bisol Ramon
Maio Laranja: campanha de conscientização contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes ocorre neste sábado
Brasil tem sete vinhos premiados no 26º VinAgora International Wine Competition, na Hungria
Esportivo estreia pelo Gauchão A2 com apoio da torcida neste sábado