Primeira ação da união será anunciada em live no dia 22 de julho
O Instituto Hélice conta com novos apoiadores para transformar o ecossistema de inovação na região: o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs). A colaboração se dá com o objetivo de trocar experiências e viabilizar ferramentas para a inovação aberta, tanto no instituto e nas entidades, quanto nas empresas por elas representadas.
“A parceria do Instituto Hélice com o Sindmóveis e a Movergs representa um passo extremamente relevante para o amadurecimento não somente do segmento moveleiro, mas para o ecossistema de inovação da região, que passa a ser amplamente representativo e, definitivamente, deflagra a ambição da Serra Gaúcha como uma referência em inovação”, acredita Thomas Job Antunes, executivo do Hélice.
Para o presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, a parceria deve fortalecer o desenvolvimento do setor, o que envolve todos os âmbitos da cadeia de madeira e móveis:
“Quando falamos em setor moveleiro, há que se considerar o desenvolvimento da cadeia como um todo, incluindo os fornecedores de máquinas, matérias-primas, acessórios e tecnologias. Nossa experiência mostra que um olhar ampliado é o que acaba por beneficiar também a própria indústria do mobiliário brasileira. Acreditamos na inovação como um processo que ocorre por meio do conhecimento e da colaboração e entendemos que existe uma transformação mais possível e palpável quando nos aproximamos de um ecossistema propenso a isso”, afirma.
Já para Rogério Francio, presidente da Movergs, o estreitamento de laços contribui para o debate sobre o futuro da cadeia:
“Agora, por exemplo, estamos em meio a um momento histórico incomparável e a nossa postura enquanto setor é que vai determinar se o segmento vai estar mais ou menos alinhado às necessidades do mercado no pós-pandemia”, explica.
Ações devem movimentar as feiras Fimma e Movelsul
Oficializada neste mês, a união do Hélice, Sindmóveis e Movergs está orientada em duas ações estratégicas, que devem envolver atividades de aprendizagem e suporte ao longo das feiras Fimma (Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis) e Movelsul, bem como no Fimma Inova, o programa on-line de inovação que a Fimma Brasil iniciou no último ano.
A primeira ação da parceria vai ser detalhada numa live na próxima quinta-feira, dia 22, às 19h, pelo canal da Fimma no Youtube: [youtube.com/fimmabrasil]
Sobre o Hélice
O Instituto Hélice representa organizações que acreditam que podem contribuir na transformação do ecossistema de inovação na Serra Gaúcha. Juntamente com instituições de ensino e poder público, articula iniciativas que fomentem e consolidem o ecossistema de inovação. Além disso, desenvolve processos estruturados de relacionamento com a comunidade, por meio de programas de conexão com startups, mentorias, eventos e capacitações.
Sobre o Sindmóveis
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro de Bento Gonçalves e atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Conhecimento, inovação e integração gerando negócios são os pilares que sustentam o Sindmóveis. Uma prova dessa realidade é a promoção da maior feira de móveis da América Latina, a Movelsul Brasil, realizada também desde 1977.
Sobre a Movergs
A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, fundada em 1987, representa a cadeia produtiva de madeira e móveis do estado. Atua com a missão de representar os interesses da cadeia produtiva de madeira e móveis, direcionando seus esforços no sentido de contribuir e garantir ferramentas competitivas em prol do desenvolvimento de seus associados. A Movergs é realizadora de dois grandes projetos que fortalecem ainda mais o protagonismo do setor moveleiro gaúcho: a FIMMA Brasil, uma das maiores feiras do segmento no mundo e o Congresso Movergs.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sindmóveis/Movergs
Foto: Arquivo Sindmóveis / Divulgação
Reinaugurada a ponte sobre o Arroio Marrecão, em Santa Tereza
Cerca de 20 mil devotos participam da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio na manhã deste sábado
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária