O governo do Estado ganhou um reforço no combate ao crime no Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira (19/10), em evento virtual, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) formou 69 novos agentes – 21 peritos criminais, 20 peritos médicos-legistas e 28 técnicos em perícias.
O governador Eduardo Leite foi o paraninfo da turma. “Escolher o IGP é fazer a escolha de se colocar a serviço da sociedade. Não se trata, portanto, de uma mera oportunidade de emprego com remuneração. É claro que é uma profissão, e uma profissão pela qual serão remunerados, mas é muito mais do que isso. E também por isso minha manifestação deve ser aquela de reconvocá-los a esse espírito que os guiou até aqui. Lembrem-se desta missão todos os dias, quando depararem com dificuldades”, afirmou.
Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus, a cerimônia foi realizada virtualmente. Familiares e amigos dos formandos puderam acompanhar a transmissão da solenidade pelo Youtube.
“Aguardávamos ansiosamente por esses formandos. O IGP não tem um número muito grande de servidores, somos cerca de 1 mil, então, esses 69 agentes acrescentam muito às nossas equipes de trabalho. São 69 profissionais divididos em três cargos diferentes e cada cargo é responsável por uma série de exames periciais, então se trata um reforço muito grande às equipes”, destacou a diretora-geral do IGP, Heloisa Helena Kuser.
Os formandos fazem parte da primeira turma convocada depois do concurso de 2017. O chamamento ocorreu em 10 de março deste ano. Devido à pandemia, o início das aulas foi adiado para 3 de agosto. Foram 360 horas de formação, divididos em três módulos: básico (3 de agosto a 19 de agosto), específico (20 de agosto a 24 de setembro) e prático (a partir de 25 de setembro).
Apenas a disciplina de Manejo de Armas de Fogo teve aulas presenciais. As demais foram ministradas em uma plataforma virtual. Esse e outros cuidados, como uso obrigatório de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, foram essenciais para garantir a segurança sanitária ao longo de todo o curso e evitar surtos de contaminação.
“Só vocês e seus familiares sabem o que passaram para chegar a esse momento de concretização de um sonho. O curso de formação se deu em meio à pandemia e impôs uma dificuldade maior do que a normal. Vocês estão ingressando em uma instituição fundamental para o Estado. Não posso pensar em um sistema de justiça criminal se não houver uma instituição que trabalha a questão pericial, a produção da prova, tão fundamental no sistema de justiça criminal”, disse o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.
Os servidores empossados nesta segunda-feira (19/10) já têm destino: os postos de Criminalística e de Medicina-Legal da capital e do interior do Estado. Municípios de sete regiões – Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Santana do Livramento e Rio Grande – devem receber os servidores. A distribuição foi feita conforme a necessidade do IGP. A região e a cidade foram definidas de acordo com a nota obtida pelos alunos no curso. Todos os empossados têm 15 dias, contados a partir desta segunda (19), para assumir as funções.
Atualmente, 26 servidores realizam o curso de formação. Outros dois chamamentos de aprovados no último concurso estão previstos para março de 2021 e março de 2022.
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa