Nesta semana, aconteceu o lançamento do curta-metragem produzido pelo Instituto Brasil Solidário, focalizando como os jogos foram abordados em sala de aula e nas práticas pedagógicas. No vídeo, alguns dos envolvidos revelam seu olhar sobre o processo: Secretária de Educação, Adriane Zorzi; a adjunta, Adriana Razia; assessora pedagógica, Carla Carlesso; além da diretora, professoras e alunos de três educandários da rede pública de ensino, quais sejam EMEFE Caminhos do Aprender, EMEF Agostino Brun e EMEF General Rondon.
O material explorado compõe-se de jogos de tabuleiro e cartas que exercitam de forma lúdica as habilidades de poupar e investir, de decidir sobre o consumo, finanças pessoais, empreender e investir. A proposta envolve a distribuição do material nas escolas, além de formação e acompanhamento pedagógico aos professores e sequências didáticas para utilizarem o material de forma dinâmica e interativa dentro e fora da sala de aula.
Além de colaborar para as áreas de conhecimento da educação financeira, a iniciativa também foi planejada para proporcionar a melhoria de desempenho dos alunos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza. Pelo desenvolvimento transversal, os jogos trazem dinâmicas, debates e conceitos em educação ambiental, nutrição, cidadania, mobilidade urbana, educação fiscal, gentileza e voluntariado, entre outras possíveis conexões alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A professora Tatiane Cristofoli, da EMEF General Rondon, aplicou o jogo Piquenique com as turmas de Educação Infantil – Jardim B. Ela participou do curso de formação do Instituto Brasil Solidário. O jogo prevê a interação de turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, no entanto, a proposta foi adaptada para a turma da Educação Infantil, no contexto do projeto Cuidando de Mim, do Outro e do Ambiente.
Segundo a professora, “toda a proposta foi pensada de forma lúdica, apresentando para as crianças conceitos como economia doméstica, tomada de decisão e gerenciamento de orçamento financeiro. Foram criados espaços brincantes, onde as crianças vivenciavam inúmeros desafios”.
O processo possibilitou aos estudantes a vivência de situações da realidade prática, em sintonia com a BNCC. “No mercadinho, as crianças foram desafiadas a planejar uma lista de compras e após analisar se a mesma cabia em seus orçamentos. Para facilitar esse processo, adaptei tabelas de gerenciamento do orçamento, de forma simples. As crianças tiveram autonomia em gerenciar seus gastos, possibilitando desenvolver vários objetivos de aprendizagem presentes na BNCC de forma transversal e interdisciplinar”.
Dessa forma, o trabalho desenvolvido foi mensurado a partir do consumo sustentável e consciente.“Trabalhamos os números em diferentes contextos, associando as suas quantidades e registrado por gráficos e tabelas. Comparando, classificando e seriando, abordando questões de alimentação saudável, consumo consciente dos recursos naturais e orçamento familiar. Para muitas crianças, esse foi o primeiro contato com as relações de consumo e dinheiro, onde compreenderam a importância da gestão do dinheiro para a realização dos seus desejos e a realizar o planejamento financeiro a curto, médio ou longo prazo para alcançar seus objetivos”, ressalta Tatiane.
EMEFE Caminhos do Aprender e EMEF Agostino Brun
Ainda, as escolas EMEFE Caminhos do Aprender e EMEF Agostino Brun realizaram projetos em conjunto com os jogos.
No contexto das particularidades da classe de surdos, a EMEFE Caminhos do Aprender realizou ações através da utilização dos jogos que envolveram alunos, professores e as famílias. O trabalho que está sendo desenvolvido serve de inspiração e fortalece a inserção desse tema em todos os contextos curriculares, desde o planejamento pedagógico e incluindo o uso do Piquenique em LIBRAS.
A EMEF Agostino Brun criou o projeto Lado a Lado – Sustentabilidade e saúde social, econômica e ambiental, com os 9º anos, relacionado-o ao tema matemática financeira com os jogos Bons Negócios e Piquenique. O projeto consistiu na organização de um cofrinho individual para economizar dinheiro para a formatura. Para atingir a meta, foram confeccionados chaveiros com o logotipo da escola, tendo como meta a venda e a arrecadação de fundos para a formatura.
Tendo em vista a relevância do tema e das ações desenvolvidas, a Secretária de Educação, Adriane Zorzi, destaca que “esse trabalho é necessário em nossas escolas, pois potencializa o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida, por meio da atividade lúdica e do desafio. A importância dessa iniciativa é favorecer a formação de cidadãos mais responsáveis ante o seu papel na sociedade, que demanda de todos nós um olhar para a sustentabilidade e o consumo consciente.”
Acesse o curta-metragem do Instituto Brasil Solidário por meio deste link: https://youtu.be/frSfzVfv_yY
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMED
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