Instalação de campus da UFRGS na Serra Gaúcha recebe apoio dos vereadores de Bento

Durante a sessão ordinária de segunda-feira (6), os parlamentares aprovaram a Moção de Apoio nº 35/2025 à implantação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha. A proposição foi apresentada pelo vereador Duda Pompermayer (Progressistas) e recebeu a concordância unânime do plenário.

A iniciativa destaca a importância histórica e estratégica da instalação de uma instituição pública federal de ensino superior na região, que, apesar de seu expressivo desenvolvimento econômico, ainda não conta com um campus da UFRGS. Segundo a Moção, a ausência de uma universidade federal representa desigualdade no acesso à educação de qualidade, especialmente para jovens de baixa renda.

O texto da Moção ressalta que estudos técnicos da UFRGS apontam a defasagem da Serra Gaúcha em relação à presença de universidades federais, e que o projeto prevê cursos em áreas estratégicas, voltados ao desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Também enfatiza a mobilização regional em torno da proposta, envolvendo diversos municípios, audiências públicas, manifestações populares e apoio institucional.

Outro ponto de destaque foi a sinalização do Governo Federal quanto à destinação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevendo suplementações específicas para viabilizar a implantação do campus. “Neste contexto, cabe destacar o papel fundamental do Conselho Universitário da UFRGS (Consun/UFRGS), instância deliberativa responsável pela aprovação da criação de novos campi. A Moção ora apresentada visa reforçar, de forma respeitosa, o apelo da comunidade serrana para que o Consun aprove esta proposta, que representa um avanço não apenas para a educação pública, mas para o futuro da juventude da Serra Gaúcha”, destaca o texto.

Duda comentou que a pauta é antiga, uma vontade de anos da região. “Essa Moção vai endereçada ao Conselho Universitário da UFRGS para endossar que todas as cidades da região querem que a UFRGS se instale na Serra”, pontuando que demais matérias foram feitas em outras Casas Legislativas da região. Segundo Duda, não há definição de qual cidade receberá a instituição, podendo ser Caxias do Sul, Farroupilha ou até Bento Gonçalves. “O importante é que a região está mobilizada para a instalação da universidade federal na Serra.”

Volnei Christofoli (Progressistas) também salientou que a presença da universidade federal na Serra Gaúcha é um desejo antigo das comunidades, destacando um estudo de aproveitamento de uma região entre Bento e Garibaldi, onde poderia ocorrer a instalação. Lúcio Lanes (PDT) complementou que o município poderia “brigar pela descentralização e ter alguns cursos em Bento Gonçalves. Nós temos as estruturas disponíveis em alguns lugares e não precisaria vir toda a estrutura aqui, mas que trouxesse algum curso específico para Bento Gonçalves, para nós também fazermos parte deste grande projeto.”

Edson Rogério Biasi (Progressistas) parabenizou Duda pela Moção e destacou conversas em Brasília (DF), durante viagem recente, para a concretização da instalação da UFRGS na Serra Gaúcha. Postal (PL) pontuou que Bento recebe muitas pessoas todos os anos e que a busca por ensino de qualidade também é grande, destacando que a cabe aos vereadores batalharem pela chegada da universidade federal. Gilmar Pessutto (União) comentou que a região merece essa instituição, mas criticou a demora pela concretização do projeto.

Anderson Zanella (Progressistas) disse que a causa da demora é a “falta de vontade política” por parte do governo federal. “O governo federal não olha para a Serra Gaúcha como se fossem municípios do Brasil. Parece que nós vivemos em uma ilha isolada. Eles nos tratam muitas vezes com desrespeito”, disse. Zanella concordou com a colocação de Lanes, afirmando que “eu acho que não precisa ser um município só. Eu acho que nós podemos ter nos municípios os cursos vocacionados a cada município, que eles escolham seus cursos e a gente abranja a região como um todo.” A Moção será encaminhada à reitoria, vice-reitoria e ao Conselho Universitário da UFRGS.

Fonte: Assessoria Câmara Bento

error: Conteúdo Protegido