Durante a sessão ordinária de segunda-feira (6), os parlamentares aprovaram a Moção de Apoio nº 35/2025 à implantação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha. A proposição foi apresentada pelo vereador Duda Pompermayer (Progressistas) e recebeu a concordância unânime do plenário.
A iniciativa destaca a importância histórica e estratégica da instalação de uma instituição pública federal de ensino superior na região, que, apesar de seu expressivo desenvolvimento econômico, ainda não conta com um campus da UFRGS. Segundo a Moção, a ausência de uma universidade federal representa desigualdade no acesso à educação de qualidade, especialmente para jovens de baixa renda.
O texto da Moção ressalta que estudos técnicos da UFRGS apontam a defasagem da Serra Gaúcha em relação à presença de universidades federais, e que o projeto prevê cursos em áreas estratégicas, voltados ao desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Também enfatiza a mobilização regional em torno da proposta, envolvendo diversos municípios, audiências públicas, manifestações populares e apoio institucional.
Outro ponto de destaque foi a sinalização do Governo Federal quanto à destinação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevendo suplementações específicas para viabilizar a implantação do campus. “Neste contexto, cabe destacar o papel fundamental do Conselho Universitário da UFRGS (Consun/UFRGS), instância deliberativa responsável pela aprovação da criação de novos campi. A Moção ora apresentada visa reforçar, de forma respeitosa, o apelo da comunidade serrana para que o Consun aprove esta proposta, que representa um avanço não apenas para a educação pública, mas para o futuro da juventude da Serra Gaúcha”, destaca o texto.
Duda comentou que a pauta é antiga, uma vontade de anos da região. “Essa Moção vai endereçada ao Conselho Universitário da UFRGS para endossar que todas as cidades da região querem que a UFRGS se instale na Serra”, pontuando que demais matérias foram feitas em outras Casas Legislativas da região. Segundo Duda, não há definição de qual cidade receberá a instituição, podendo ser Caxias do Sul, Farroupilha ou até Bento Gonçalves. “O importante é que a região está mobilizada para a instalação da universidade federal na Serra.”
Volnei Christofoli (Progressistas) também salientou que a presença da universidade federal na Serra Gaúcha é um desejo antigo das comunidades, destacando um estudo de aproveitamento de uma região entre Bento e Garibaldi, onde poderia ocorrer a instalação. Lúcio Lanes (PDT) complementou que o município poderia “brigar pela descentralização e ter alguns cursos em Bento Gonçalves. Nós temos as estruturas disponíveis em alguns lugares e não precisaria vir toda a estrutura aqui, mas que trouxesse algum curso específico para Bento Gonçalves, para nós também fazermos parte deste grande projeto.”
Edson Rogério Biasi (Progressistas) parabenizou Duda pela Moção e destacou conversas em Brasília (DF), durante viagem recente, para a concretização da instalação da UFRGS na Serra Gaúcha. Postal (PL) pontuou que Bento recebe muitas pessoas todos os anos e que a busca por ensino de qualidade também é grande, destacando que a cabe aos vereadores batalharem pela chegada da universidade federal. Gilmar Pessutto (União) comentou que a região merece essa instituição, mas criticou a demora pela concretização do projeto.
Anderson Zanella (Progressistas) disse que a causa da demora é a “falta de vontade política” por parte do governo federal. “O governo federal não olha para a Serra Gaúcha como se fossem municípios do Brasil. Parece que nós vivemos em uma ilha isolada. Eles nos tratam muitas vezes com desrespeito”, disse. Zanella concordou com a colocação de Lanes, afirmando que “eu acho que não precisa ser um município só. Eu acho que nós podemos ter nos municípios os cursos vocacionados a cada município, que eles escolham seus cursos e a gente abranja a região como um todo.” A Moção será encaminhada à reitoria, vice-reitoria e ao Conselho Universitário da UFRGS.
Fonte: Assessoria Câmara Bento
Secretaria de Saúde realizará ações coletivas de promoção de saúde bucal em 23 de outubro em 11 educandários de Bento
Na ProWine São Paulo, Vale dos Vinhedos destaca primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem do país
Vinícolas da APEG conquistam 17% das premiações do maior concurso de espumantes do país