Inscrições para programa de voluntariado em dois parques no RS se encerram hoje

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) tem 18 vagas para o programa de voluntariado. As inscrições se encerram nesta quinta-feira, 18. São 10 oportunidades para o Jardim Botânico, em Porto Alegre, e oito para o Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas. No Jardim Botânico, as atividades ocorrerão no período de 24 de fevereiro a 14 de março de 2021. No Turvo, os trabalhos serão de 2 a 16 de março de 2021.

Os voluntários receberão capacitação prévia presencial e on-line. Por isso, todos os inscritos precisam se cadastrar no portal da Escola de Governo, também até esta quinta, e realizar o curso gratuito disponibilizado pelo programa na plataforma de ensino à distância.

Por conta dos treinamentos, os candidatos não precisam ter experiência. Os requisitos estão gostar de trabalhar ao ar livre e ter facilidade de comunicação. O voluntariado não é recomendado para quem tem dificuldades cardiorrespiratórias ou problemas musculares. Não serão selecionadas pessoas pertencentes aos grupos de risco da Covid-19.

O principal critério de seleção dos participantes será a proximidade do candidato com o local do voluntariado. Outro critério será a análise de currículo. O resultado com os nomes dos participantes selecionados será divulgado no dia 19 de fevereiro, no site da secretaria.

 

Voluntariado no Parque do Tainhas

Essa é a segunda edição do Programa de Voluntariado da Sema. A primeira, de forma piloto, foi lançada no fim do ano passado para o Parque Estadual do Tainhas, em São Francisco de Paula. Na ocasião foram abertas 48 vagas.

Entre as atividades realizadas, os voluntários auxiliaram a equipe do parque no controle do número de pessoas e de veículos no local, no levantamento de dados sobre o perfil dos visitantes e no repasse de informações sobre o parque aos visitantes.

A ampliação do programa de voluntariado ocorreu em outubro do ano passado, por meio da Portaria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) n°158/2020. A atividade, que era executada exclusivamente nas Unidades de Conservação gerenciadas pelo Estado, foi ampliada para todos os setores da Sema, como divisões, departamentos, Balcões Unificados, Jardim Botânico, Museu de Ciências Naturais e Parque Zoológico.

 

Fonte: Governo do Estado

error: Conteúdo Protegido