Inscrições para o processo seletivo do IFRS estão abertas

Com um total de 1.295 vagas entre cursos técnicos e superiores gratuitos, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As vagas são ofertadas em nove municípios do Estado, nos campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Feliz, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão. São 928 vagas em cursos técnicos subsequentes (para quem já possui o ensino médio) e 367 em cursos superiores.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou nos campi (endereços abaixo), que disponibilizarão computadores conectados à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os superiores.

Os Editais 25/2017 e 26/2017, com todas as informações referentes a esse Processo Seletivo, bem como os Manuais do Candidato, podem ser conferidos no Portal de Ingresso do IFRS (ingresso.ifrs.edu.br). As provas serão aplicadas em 4 de junho e o início das aulas ocorrerá no segundo semestre de 2017. Para acompanhar todas as informações, ter acesso ao Manual do Candidato e às orientações sobre a isenção da taxa de inscrição, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.

Enem e Sisu

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS é utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”.

No caso de optar por “prova e nota do Enem” ou por “nota do Enem”, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2016). A primeira alternativa significa que o candidato fará a prova do Processo Seletivo próprio do IFRS, no dia 4 de junho, mas também tem a possibilidade de utilizar a nota do Enem, concorrendo nas duas modalidades. Se optar apenas por nota do Enem, o candidato não necessita realizar a prova no dia 4 de junho.

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Informações da Assessoria de Comunicação do IFRS

error: Conteúdo Protegido