Inovadora, Cooperativa Vinícola Garibaldi adiciona novo sabor à vitivinicultura brasileira

Inédito no país, varietal Irsai Oliver, de origem húngara, é o novo produto resultante do vinhedo experimental mantido pela marca

Para ir da República Tcheca à Hungria, o melhor caminho é por Garibaldi. Após apresentar ao mercado brasileiro o inédito vinho Pálava, no ano passado, a Cooperativa Vinícola Garibaldi torna a colocar à prova seu pioneirismo e lança outro produto único, o varietal Irsai Oliver.

As origens do nome dessa variedade húngara, praticamente desconhecido no Brasil, assim como o varietal Pálava, originário da República Tcheca, não são muito claros, mas mais importante que isso é saber que o novo vinho branco da casa é leve e de perfil aromático marcante. O produto chega, também, para introduzir uma nova linha no portfólio da cooperativa. O Garibaldi In Veritas Irsai Oliver, assim como outros varietais já lançados nos últimos anos, como o espumante Viognier, vinho Pálava e até mesmo o uso da variedade Pignoletto em cortes para espumantes, é resultante do vinhedo experimental mantido pela cooperativa para testar variedades mais resistentes e, ao mesmo tempo, avaliar sua adaptação ao terroir serrano.

De brotação precoce, a Irsai Oliver foi obtida por volta de 1930, por meio de cultivares Possoyi e Perle Von Csaba. A uva possui formato esferoidal, com bagas amarelo-ouro de casca grossa e polpa firme, e chegou ao Brasil através das viagens técnicas protagonizadas pela cooperativa à Itália, de onde vieram as mudas. “Essa uva é apreciada tanto como uva de mesa quanto para elaborar vinho, e foi registrada pela cooperativa no Ministério da Agricultura e Pecuária”, comenta o gerente de assistência técnica da vinícola, Evandro Bosa.

O Garibaldi In Veritas Irsai Oliver está chegando ao mercado após passar por criteriosos processos de microvinificações. É assim que a cooperativa testa o potencial enológico das variedades que mantém no vinhedo experimental, localizado em Santa Tereza, também na Serra Gaúcha. Ao todo, mais de 50 cepas estão sendo cultivadas e testadas na propriedade do cooperado Vanderlei Berra. As microvinificações têm ocorrido desde 2020, dentro dos protocolos de vinificação da cooperativa, e ocorrem em safras diferentes, de modo a identificar quais, realmente, podem ir ao mercado. Assim como ocorreu com a Pálava e, agora, com a Irsai Oliver. Um vinho com uma produção de apenas 7 mil garrafas que reúne todos os predicados para quem aprecia produtos mais leves. “O Irsai Oliver apresenta alta intensidade e complexidade aromática. Dentre suas diferentes camadas aromáticas, destacam-se principalmente os aromas primários Moscatéis. Em boca, é equilibrado, fresco, fino e harmônico, explica o enólogo da cooperativa Ricardo Morari.

O preço sugerido para venda do novo produto será a partir de R$ 89,00.

Fonte: Exata Comunicação

Fotos: Philogus

error: Conteúdo Protegido