Iniciam as atividades OAB vai à Escola 2023 para a rede municipal de educação

Projeto traz temas como Noções de Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescentes com ênfase no Ato Infracional, Bullying, Violência Doméstica e Lei de Drogas
Na manhã desta sexta-feira (16), iniciou o projeto OAB vai à Escola para a rede municipal de educação na EMEF Maria Margarida Zambon Benini. O projeto foi criado com o objetivo de levar debates de interesse social à rede educacional para despertar a consciência dos jovens e adolescentes em relação às atitudes que podem ser tomadas, visando uma convivência harmônica com a família, escola e comunidade, bem como, conscientizar sobre as consquências jurídicas de atitudes impensadas e violentas.

As palestras contemplam alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e traz temas como Noções de Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescentes com ênfase no Ato Infracional, Bullying, Violência Doméstica e Lei de Drogas.

A diretora da EMEF Maria Margarida Zambon Benini, Denise Pandolfo, ressaltou a importância do projeto para a vida em sociedade. “É uma grande satisfação termos na escola pessoas para conversar com os nossos jovens sobre os direitos que eles têm, como eles podem adquirir e ter esses direitos garantidos e deveres para ter uma boa convivência na sociedade. Isso orienta na questão de saberem o que é certo ou errado nas escolhas. É uma oportunidade para a vida de vocês”.

A advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gabriela Alves dos Reis, salientou que “futuramente vocês vão estar na nossa sociedade como adultos. O resultado desse projeto vem de um esforço conjunto. Todo esse movimento é por vocês, a gente vem aqui trazer um pouco de conhecimento, ouvir e conversar com vocês sobre os direitos e deveres e compartilhar sobre a profissão da advocacia”.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi destacou sobre o universo entre o particular e o coletivo. “A gente sabe que temos que fazer  escolhas e nem sempre, é como a gente gostaria. Então nós temos o direito de sonhar, de fazer coisas diferentes, mas, em paralelo, temos deveres a cumprir, temos uma legislação. É necessário conhecer o que é ser um cidadão, o que é cidadania, o certo e errado”.

O Procurador-Geral do Município Sidgrei A. Machado Spassini expressou sobre as relações entre a pessoa e a sociedade. “é uma satisfação estarmos aqui hoje, pois a EMEF Maria Margarida Zambom Benini foi a primeira a receber o projeto em 2009. E estamos aqui após 14 anos. O projeto fala sobre responsabilidades, reflexos do que vai afetar a vida ou não. Vocês são cidadãos. É um momento de tirar dúvidas sobre crimes, danos, consequências jurídicas. É necessário respeitar as pessoas dentro das suas ideias, valores, crenças, sexo, raça”.

A abertura do Projeto OAB vai à Escola para as escolas municipais da rede pública de ensino contou com a presença dos vereadores Ari Pelicioli e Sidinei da Silva e dos advogados Lethicia Trindade e William Klaus.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefanon

error: Conteúdo Protegido