Iniciou nesta terça-feira, 28, e acontece até sexta, 31, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a 13ª edição da FIMMA Brasil – Feira Internacional de Máquinas,Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira. A solenidade que abriu o evento ocorreu no hall de entrada do Parque, com a presença do governador José Ivo Sartori, sendo recepcionado pelo presidente da feira, Rogério Francio, presidente da entidade promotora, a Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do RS), Volnei Benini, pelo presidente da Apex-Brasil, Embaixador Roberto Jaguaribe, pelo presidente da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), Daniel Lutz, pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, entre outras lideranças.
“É um evento que deixa a cadeia moveleira mundial em atenção bem acentuada, porque é considerado o 5º maior do gênero no mundo. Então é um orgulho muito grande proporcionar isto para fortalecer a cadeia moveleira do país”, afirmou Rogério Francio, presidente desta edição.
Para o governador, é importante que exista a realização de eventos deste tipo, que atualizem o setor, gerando mais oportunidades e desenvolvimento para a cadeia produtiva.
“Este é o Rio Grande que dá certo. Pelas pessoas dinâmicas e pelos empreendedores que a gente acredita que podemos fazer uma caminhada econômica com mais dinamismo e com superação de dificuldades”, destacou Sartori.
Realizada a cada dois anos, pela Movergs, com 550 expositores, envolvendo marcas de 30 Países, fora o Brasil, a projeção é manter o número de visitantes da edição 2015, 33 mil, ou até aumentar, assim como os negócios. Na última feira foram cerca de U$$ 298 milhões.
“A gente precisa fomentar, com isto, a importância da tecnologia para indústria e matéria prima para o setor”, disse Volnei Benini, presidente da entidade.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, disse que a Fimma se destaca também pela dedicação dos expositores. “É impossível falar desta feira sem citar a força de quem trabalha com o setor. Com esta dedicação, tenho a certeza de que muitos negócios serão feitos, auxiliando a comunidade de Bento a crescer ainda mais”, afirmou.
Durante os dias do evento também foram desenvolvidos iniciativas como o Prêmio Inovação, Projeto Comprador, FIMMA Marceneiro, Workshop de Móveis e Projeto Imagem. Os programas também são atrações confirmadas para a edição de 2017.
Mercado no RS
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui cerca de 2.750 empresas moveleiras, o equivalente a 13,3% das empresas nacionais, respondendo a 18,4% do total de móveis fabricados no país e por 31,1% das exportações. Em 2015, as empresas moveleiras gaúchas produziram, aproximadamente, 85,3 milhões de peças, faturaram R$ 6,73 bilhões e ainda exportaram U$ 138 milhões, gerando mais de 35 mil empregos.
Em relação a Bento Gonçalves, o setor regional é o mais expressivo e importante do estado, além de ser um dos mais fortes de todo o Brasil, representando 8% da produção nacional de móveis, 40% da produção estadual e 56% da produção municipal.
Presidente: Rogério Frâncio, Móveis Carraro
Diretor Administrativo Financeiro: Dorvalino Lovera, Móveis Carraro
Diretor Comercial: Vinicius Geremia, GebbWork
Diretora de Comunicação: Sílvia Spiller, Móveis Três S
Diretor de Serviços: Ricardo Luiz Miorelli, CBP Sul
Diretor Industrial: Artur Bertolini, Móveis Evviber
Mais informações
Serviço
O que: FIMMA Brasil 2017
Quando: 28 a 31 de março de 2017
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves / RS
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves