O Gabinete da Primeira-dama de Bento Gonçalves deu início nesta quarta-feira (17), às atividades do Projeto Transformando Vidas. Os encontros com os jovens serão realizados semanalmente na Praça CEU, no bairro Ouro Verde. O objetivo, ao final, é que os adolescentes sejam encaminhados ao Programa Jovem Aprendiz.
Pelo menos 18 adolescentes estão inscritos para participar, sendo que neste primeiro encontro, estiveram presentes 12. Na oportunidade foi realizada a palestra Saúde, Sexualidade e Projeto de Vida. Através de dinâmicas, foram abordadas questões relacionadas a gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros pontos do tema.
O projeto segue ocorrendo até outubro, com temáticas diferentes em cada semana. Os jovens terão aulas teóricas e práticas sobre diversos temas, dentre eles: saúde, informática, beleza, empreendedorismo, dentre outros. Todas as aulas são ministradas por especialistas e pessoas capacitadas da área.
A estudante Emily Marieli Rodrigues Machado, 15 anos, está animada em realizar o curso e já faz planos para o futuro. “Eu fiquei sabendo através do meu irmão, que também participava do projeto. Quero muito trabalhar e terminar os meus estudos, por isso vim atrás para participar. A expectativa é que com o projeto as portas se abram e eu consiga um trabalho, além de poder aprender coisas novas. Eu faço planos para ser maquiadora ou quem sabe confeiteira”, diz.
A enfermeira da Secretaria da Saúde, Núbia Beche Lopes comentou sobre a participação na primeira aula da turma. “É uma honra poder estar participando desse tipo de projeto, porque é importante para levantarmos uma sementinha. O nosso papel é fazer com que reflitam, conscientizando essa meninada sobre essas questões básicas de saúde”.
Conforme a Primeira-dama “o projeto está em construção, e veremos nos próximos encontros quantos jovens participam para podermos dar continuidade nas ações. O foco neste primeiro momento é na capacitação para inserção no mercado de trabalho. O objetivo é provocar alguma mudança positiva na vida dessa gurizada”.
Os adolescentes foram selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro único, da assistência social.
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira