Serão plantadas inicialmente mais de 50 mudas de árvores em educandários da rede municipal de ensino
O projeto Sementes de Sustentabilidade, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMMAM), em parceria com o Lions Clube Industrial, teve uma importante etapa iniciada. Nesta quinta-feira, dia 20, o grupo esteve visitando três escolas infantis do município para analisar os espaços físicos de cada uma e definir os locais aonde serão plantadas novas mudas de árvores. Além dos educandários visitados, serão definidas outras duas instituições para também receberem o plantio. Inicialmente serão plantadas mais de 50 mudas nas EMIs Santa Fé, Paulo Freire e Bom Pastor. O plantio já inicia no segundo semestre deste ano.
A diretora da EMI Santa Fé, Salete Tonett Lazaretti comenta sobre a importância do projeto para o educandário. “Nós já trabalhamos em sala o projeto Por um Mundo mais Bacana, que é voltado a incentivar as nossas crianças a cuidar do meio ambiente. E agora esse novo plantio só vem agregar, pois as crianças irão vivenciar tudo isso, acompanhando na prática o crescimento das espécies, e sabendo que precisam cuidar das plantas”.
Na EMI Bom Pastor os educadores também trabalham aspectos do meio ambiente com as crianças. A diretora Lina Ana Zeni destaca que “o nosso projeto é pautado na sustentabilidade, que além de ter esse estudo de responsabilidade ambiental, ele tem uma pegada mais socioemocional, do quanto que trazer as crianças para a natureza acalma e interfere nas relações emocionais. E agora será ainda mais bacana pois com as novas espécies vamos aprofundar essa temática com eles”.
Outra escola que é exemplo de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente é a EMI Paulo Freire. A vice-diretora do educandário Custódia Terezinha explica que “o nosso propósito é transformar a escola com bastante verde, árvores, para as crianças poderem usufruir disso, brincarem junto a natureza, e na prática verem as plantas crescerem”.
O engenheiro florestal que atua na SMMAM, Flávio Romagna, esteve acompanhando as visitas, a partir de uma visão técnica, auxiliando a definir o local exato em que cada espécie de árvore será plantada. Para o profissional “é uma forma da preservação e a educação ambiental estimular as crianças no cuidado com a natureza, zelando pelas árvores e o meio ambiente. Hoje realizamos esse importante estudo do espaço, para plantarmos no local mais adequado cada espécie”.
A coordenadora do Setor de Educação Ambiental da SMMAM, Caroline Todeschini Lazzarotto, comenta que “o propósito é que as escolas tenham um conforto ambiental maior para as crianças, e que elas desenvolvam um lanço com o meio ambiente. Além disso é um projeto que vai atender as necessidades das escolas, proporcionado uma ampliação da arborização”.
O secretário do Meio Ambiente Volnei Tesser destaca que “é muito importante estarmos engajados em incentivar os nossos pequenos a preservar o meio ambiente, e é claro, proporcionar a eles essas experiências imersivas, emque, além do estudo em sala poderão também auxiliar o plantio e cuidado com as árvores”.
Dentre as espécies escolhidas, serão plantadas mudas de Jacarandá, Araçá, Cereja, Pitanga, Guabijú e Tibouchina (espécie nativa com bastante floração).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21