Abriu nesta segunda-feira, dia 21, na sede do 3º Bpat (3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas), a Semana de Combate à Violência Contra a Mulher. Trata-se de um período de intensas ações com compartilhamento de dados referentes a Lei Maria da Penha, a atuação de órgãos como a Brigada Militar, Polícia Civil, o Centro de Referência da Mulher que Vivencia Violência – REVIVI -, o Poder Judiciário, DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Ministério Público, entre outros.
A solenidade contou com a presença do tenente coronel Paulo César Carvalho, comandante do 3º Bpat, com a detalhamento dos resultados atingidos pela Patrulha Maria da Penha, pela coordenadora capitã Estefanie Fagunes Gomes Caetano, da advogada Beatriz Peruffo, presidente da BPW Bento Gonçalves -Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – Business Professional Women e Conselheira Federal da OAB, bem como o secretário Municipal de Segurança, Diego Caetano de Souza e da GCM – Guarda Civil Municipal -, Clóvis Lavarda Couto e a delegada Deise Salton Brancher entre outros.
Para se ter uma ideia da preocupação do tema, nos 34 municípios atendidos pelo Batalhão que tem sede em Bento Gonçalves, são mais de 9 mil vítimas cadastradas, 233 palestras de prevenção, 15.799 visitas realizadas e 167 prisões por descumprimento de Medidas Protetivas.
“Este é o papel da Patrulha Maria da Penha, ir na casa da mulher e ver como ela está, se o agressor continua ameaçando ela, enfim, para tentarmos evitar algo mais grave como um feminicídio”, destacou a capitã.
Também participaram do encontro ainda integrantes do CONDIM, OAB, Conselho Tutelar, CRAS, Oficiais e Praças do 3º BPAT e comunidade em geral.
A Semana de Combate à Violência Contra a Mulher continua com a seguinte programação:
Programação:
Dia 22 – Terça-feira
13h30min – Conferência “Violência contra a Mulher”. Conceitualização, Avaliação e Intervenção” – 1º ten. Diane De Toni
Público: efetivo do 3º BPAT
Dia 23 – Quarta-feira
13h30min – Conferência “Violência contra a Mulher”. Conceitualização, Avaliação e Intervenção” – 1º ten. Diane De Toni
Público: Efetivo da Guarda Municipal de Bento
Dia 24 – Quinta-feira
14h – Conferência “Atuação do Ministério Público nos Crimes de Violência contra a Mulher – Dra Lisiane Messerschmidt Rubin, promotora de justiça da Promotoria de Justiça Criminal de Bento Gonçalves.
Público: Patrulha Maria da Penha do 3º BPAT
Dia 25 – Sexta-feira
14h – Conferência “Estilos de Vida Saudáveis, Sintomas e Cuidados com o Câncer de Mama” – Dra Aline Valduga, ginecologista, mastologista e voluntária da Liga de Combate ao Câncer
15h30min – Intervalo
16h – Conferência “A importância da policial feminina no atendimento à mulheres vítimas de violência doméstica” – 1º ten. Diane De Toni
Público-alvo: Policiais Femininas do 3º BPAT
Fonte e fotos: Rádio Difusora 890
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor