O Santuário de Caravaggio recebeu neste domingo, 24, uma emocionante celebração em preparação a 121ª Romaria Votiva, acolhendo a paróquia de Nossa Senhora de Caravaggio. Nesta edição, o lema da Romaria Votiva é “Curar a vida e cuidar da criação”.
Tradicional celebração que ocorre há 121 anos, a Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio será realizada no mês de fevereiro em formato reduzido em função das medidas de contenção da covid-19. As mudanças foram necessárias para que, ao mesmo tempo em que não se formasse nenhum tipo de aglomeração de fiéis, a comemoração desta data tão importante não deixasse de acontecer.
A 121ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio é realizada para festejar a colheita dos agricultores da região, para agradecer e pedir proteção à Nossa Senhora.
Neste ano, o calendário do evento contemplará novena que começa em 24 de janeiro e segue até o dia festivo, 2 de fevereiro. As comunidades do entorno são convidadas a irem até o Santuário e participarem das celebrações. Haverá restrição de público, obrigatoriedade do uso de máscara e álcool gel.
Outra mudança significativa é que não haverá almoço comunitário ou procissões, nem a pé ou de tratores, uma das maiores tradições do evento. Sendo assim, não haverá bênção coletiva das máquinas agrícolas.
A história
No final do século 19, Caravaggio (Farroupilha – RS) e comunidades dos arredores foram castigadas com uma forte estiagem. Foram mais de seis meses sem chuva. No dia 2 de fevereiro de 1899, decidiu realizar-se uma procissão para implorar a graça da chuva. O povo foi, a pé, de várias comunidades vizinhas para uma caminhada de oração e penitência, afim de suplicar a intercessão de Nossa Senhora.
No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária concedida por Deus, pela mediação de Nossa Senhora. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento à Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa votiva (ou romaria votiva), que ocorre no dia 2 de fevereiro.
Fonte: Santuário Nossa Senhora de Caravaggio
Foto: Santuário Nossa Senhora de Caravaggio/Divulgação
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha