Infrequência escolar são os casos mais atendidos pelos Conselheiros Tutelares de Bento

Nesta sexta-feira, dia 18 de novembro é comemorado o Dia do Conselheiro Tutelar, que tem um papel fundamental para a sociedade em termos de resolução de conflitos familiares que envolvam principalmente crianças. Em Bento Gonçalves os casos mais atendidos são de inadimplência escolar, com 702 casos de infrequências e abusos sexuais que chegam a 30 crianças atingidas no município.

Segundo o conselheiro Leonides Lavinicki é preciso realizar um trabalho rígido quanto a esse assunto. “Alguns pais nem sabem, ficam sabendo quando a gente liga avisando. Outros dizem que os filhos se governam, então é bastante complicado”, avalia.

E os casos de abusos sexuais na maior parte são por padrastos, segundo Lavinick. Ele ainda complementa que o procedimento para resolver esses casos são os mesmos da Lei Maria da Penha, em que o agressor precisa se manter longe da criança, através de registro de ocorrência e mandado judicial.

Além de Lavinicki, a equipe de conselheiros conta com mais quatro pessoas, como Renata Coelho Cardoso, Sonia Maria Padilha, Paulo Ricardo de Souza e Silvana Teresinha Lima. Eles foram eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

Em casos de maus tratos que necessitam de restituição familiar, a responsabilidade de realizar o acompanhamento também é do conselheiro do município, explica Leonides Lavinicki.

O Conselho Tutelar em Bento Gonçalves atende 24 horas, e as denúncias podem ser feitas pessoalmente na sede, que fica na rua General Vitorino no bairro São Francisco, ou pelo telefone 05491595744 e dique 100.

Fonte: Central de jornalismo da rádio Difusora

error: Conteúdo Protegido