No mês seguinte à tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, a indústria de Bento Gonçalves, com destaque para o setor moveleiro, deu sinais de força na retomada da economia, com saldo positivo de 57 postos de trabalho, e acumulado positivo de 383 empregos desde janeiro deste ano. É o que demonstram os dados do Observatório da Economia (Oecon), organizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviço de Bento Gonçalves (CIC-BG), a partir dos dados de geração de empregos no município em junho de 2024.
Ao todo, a indústria acumulou 77 vagas no mês. Além da indústria de móveis, há destaque também para a de produtos alimentícios, com saldo de 37 vagas em junho. No entanto, no levantamento geral, Bento Gonçalves estabilizou a baixa nas ocupações verificada em maio (quando aconteceram os eventos climáticos em todo o Rio Grande do Sul), com saldo negativo de 7 vagas. O setor de serviços, mais uma vez, impactou negativamente nesse resultado. Somente na área de Alojamentos, diretamente afetada pelos estragos em toda a logística do Estado, foram 64 postos de trabalho a menos do que no mês anterior, e na Alimentação, outros 23 reduzidos. No acumulado do ano, o setor de Alojamento tem saldo negativo de 150 vagas de emprego.
A estabilização da queda no saldo de empregos indica a manutenção da evolução linear na geração de empregos em Bento Gonçalves verificada pelo Oecon desde o início da série, em dezembro de 2019. De acordo com Fabiano Larentis, que organiza o estudo, a tendência é que Bento Gonçalves retome os 50 mil postos de trabalho, marca atingida em abril deste ano, e a maior da série, em agosto. Em junho, o município registrou 49.861 postos de trabalho, marca superior a todos os meses de 2023. “O saldo acumulado dos seis primeiros meses é positivo, de 1.261 vagas de emprego”, diz Larentis.
No acumulado do ano, enquanto o Rio Grande do Sul apresenta variação negativa de 26,9% de vagas em relação ao mesmo período do ano passado, em Bento Gonçalves o índice é de 35,7% positivos – acima, inclusive, do país, que registra 26,2% de variação positiva. O município fechou junho com o oitavo lugar no desempenho na geração de empregos, uma posição a menos do que no mês anterior. No mês seguinte às cheias no Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves apresentou ainda recuperação no número de MEIs. Foram 67 registros a mais em junho do que em maio. No mês anterior, o registro havia sido negativo. Ao todo, Bento Gonçalves tem 12.624 MEIs registrados, um volume 0,7% superior ao final de 2023.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Foto: Freepik
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONCALVES
ACIDENTE COM MORTE ENVOLVE VEÍCULO DE BENTO GONÇALVES NA BR 386, EM POUSO NOVO
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES