O setor metalúrgico começou a sentir os efeitos da crise de uma forma mais forte neste ano de 2016. Pelo menos foi o que revelou Élvio de Lima, presidente do STIMMME (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves), conversando com a Rádio Difusora no feriado de Tiradentes, Dia do Metalúrgico.
Com a informação de um crescimento de desligamentos e com dificuldades das empresas até de pagarem as rescisões, a reportagem procurou o SIMMME (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves), Juarez Piva (Ouça aqui).
O setor da indústria reconhece que o cenário é pior que 2015. “A situação vem se agravando de forma drástica. Infelizmente este ano foi de muito mais demissões e de dificuldade de pagar as rescisões. Encontramos algumas empresas com problemas na folha de pagamento”, mencionou.
O STIMMME procura desde o ano passado negociar com as empresas para que sejam implantados bancos de horas, folgas e até férias, para evitar demissões. O que até então foi aplicado, mas em 2016 é diferente, de acordo com Piva.
“Infelizmente já se esgotaram. Tem empresa que já tem férias de 2017 dadas para os funcionários, tem empresas que já esgotou o banco de horas. Tem indústria que até imposto não esta pagando. A gente já foi esticando e uma hora o elástico vai estourar”, desabafou.
Enquanto o setor metalmecânico de Bento Gonçalves diminuiu 2% no último ano, bem menos que Caxias do Sul, por exemplo, que desligou 10 mil trabalhadores, só neste trimestre o SIMMME acredita que são 12% a mais as demissões.
Questionado se empresas podem fechar as portas, Piva evidencia outra realidade. “Não vai ter fechando porque não vai conseguir fechar, com todo o passivo que tem. Não tem como fechar. Vamos é falir a empresa mesmo, muitas não conseguem nem recuperação judicial”, encerrou.
São 350 empresas na base territorial do Sindicato, com mais de 4 mil empregos diretor e estima-se que 20 mil indiretos.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

Centro Cultural 20 de Novembro é palco de atividades que celebram a cultura afro-brasileira durante o Mês da Consciência Negra em Bento Gonçalves
Vieni Vivere la Vita convida para apreciar os sabores de Monte Belo do Sul
Tacchini traz técnica inovadora de cirurgia para remoção de adenoide e amígdalas