Um grupo de indígenas da etnia Kaigang, se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 29, com representantes da Procuradoria Federal, do MPF, em Bento Gonçalves, reivindicando uma posição da prefeitura do município sobre a locação do assentamento onde estão, às margens da BR-470, bairro São Roque.
Os índios fixaram residência no local – que foi destinado pelo município apenas como um ponto de passagem para os nativos que vem ao município para vender artesanato – e agora exigem que o poder público repasse o terreno para que a FUNAI possa destinar recursos para a formação de reserva.
A Secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani, afirmou que o acordo do município com a FUNAI é de apenas uma área de passagem para que os indígenas possam ficar em um lugar seguro durante sua estadia por Bento Gonçalves, um abrigo rotativo, e também esclareceu que o poder de fixar os povos indígenas em um determinado local compete apenas a União e não aos municípios. A procuradoria não quis se manifesta à radio Difusora de deve fazer isso através de nota nas próximas horas.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor