A incubadora tecnológica da Universidade de Caxias do Sul ITEC/UCS e o Programa de Startups StartUCS foram credenciados para executar o programa Ideaz Powered by InovAtiva. O programa, que atualmente ocorre de forma síncrona, conta com participantes de diversos lugares do país e consiste em uma grande oportunidade para quem busca tirar a sua ideia de negócio do papel.
A iniciativa desenvolvida pelo Sebrae, pela Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) visa apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos inovadores de empreendimentos de impacto socioambiental em estágio inicial.
A ITEC/UCS, como uma das incubadoras credenciadas no programa, recebeu oito projetos para mentorar e desenvolverá, ao longo de dez semanas, um cronograma que dará suporte para que os selecionados possam se estruturar e validar suas ideias. De acordo com Cassiane Chais, coordenadora da ITEC/UCS e do TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, o projeto enviado para o credenciamento ficou ranqueado em décimo lugar entre todas as propostas de outros mecanismos de incubação do país. Ela considera o resultado motivo de orgulho para todos da Agência de Inovação da UCS – UCSiNOVA.
Ao longo dessas semanas, além de palestras e workshops que buscam despertar a criatividade dos participantes, também serão realizadas mentorias, pesquisas de mercado e diversos desafios estratégicos com o objetivo de testar as ideias propostas no conceito para que depois ocorra a execução de forma prática.
O objetivo é que no final deste treinamento os selecionados tenham validado seu protótipo de produto ou serviço e elaborem um pitch – apresentação rápida e direta com o propósito de despertar o interesse do ouvinte sobre uma ideia, um negócio.
Em 2019, o InovAtiva se tornou o maior programa de empreendedorismo inovador da América Latina. Carlos da Costa, o secretário Especial da Produtividade, Emprego e Competitividade explica que em 2021, o foco é ampliar a capacidade de atendimento para levar as ferramentas e serviços do InovAtiva para empreendedores de todo o país, para que o Brasil tenha ainda mais relevância mundial no universo da inovação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UCS
Foto: Reprodução
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento