A incubadora tecnológica da Universidade de Caxias do Sul ITEC/UCS e o Programa de Startups StartUCS foram credenciados para executar o programa Ideaz Powered by InovAtiva. O programa, que atualmente ocorre de forma síncrona, conta com participantes de diversos lugares do país e consiste em uma grande oportunidade para quem busca tirar a sua ideia de negócio do papel.
A iniciativa desenvolvida pelo Sebrae, pela Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) visa apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos inovadores de empreendimentos de impacto socioambiental em estágio inicial.
A ITEC/UCS, como uma das incubadoras credenciadas no programa, recebeu oito projetos para mentorar e desenvolverá, ao longo de dez semanas, um cronograma que dará suporte para que os selecionados possam se estruturar e validar suas ideias. De acordo com Cassiane Chais, coordenadora da ITEC/UCS e do TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, o projeto enviado para o credenciamento ficou ranqueado em décimo lugar entre todas as propostas de outros mecanismos de incubação do país. Ela considera o resultado motivo de orgulho para todos da Agência de Inovação da UCS – UCSiNOVA.
Ao longo dessas semanas, além de palestras e workshops que buscam despertar a criatividade dos participantes, também serão realizadas mentorias, pesquisas de mercado e diversos desafios estratégicos com o objetivo de testar as ideias propostas no conceito para que depois ocorra a execução de forma prática.
O objetivo é que no final deste treinamento os selecionados tenham validado seu protótipo de produto ou serviço e elaborem um pitch – apresentação rápida e direta com o propósito de despertar o interesse do ouvinte sobre uma ideia, um negócio.
Em 2019, o InovAtiva se tornou o maior programa de empreendedorismo inovador da América Latina. Carlos da Costa, o secretário Especial da Produtividade, Emprego e Competitividade explica que em 2021, o foco é ampliar a capacidade de atendimento para levar as ferramentas e serviços do InovAtiva para empreendedores de todo o país, para que o Brasil tenha ainda mais relevância mundial no universo da inovação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UCS
Foto: Reprodução
Campus-Sede da UCS sedia Simpósio Serrano de Meliponicultura neste final de semana
Ação do DMT de Bento forma pequenos agentes da EMI Mamãe Coruja
Procon-BG alerta para golpes envolvendo a Black Friday