Um incêndio que teria iniciado no final da madrugada desta segunda-feira, dia 16, por volta das 5h45min, atinge os pavilhões da Proamb, em Pinto Bandeira.
O corpo de bombeiros foi acionado no começo da manhã e pelo menos duas guarnições trabalham no local, juntamente com funcionários da fundação. Informações preliminares dão conta que existe uma grande dificuldade para controlar o sinistro, pois no local, há muita fumaça, escura e densa, que acaba dificultanto ainda mais o combate às chamas.
As causas do sinistro ainda são desconhecidas. Vários incêndios de proporções variadas já foram registrados, envolvendo a fundação. O mais recente foi em abril de 2019. Naquela oportunidade, a ocorrência foi de pequenas proporções e as chamas atingiram um pequeno volume de resíduos de classe I para coprocessamento na Unidade de Farroupilha. Ninguém ficou ferido e o prédio não sofreu danos de grande monta.
Na manhã de hoje, a Proamb emitiu uma nota oficial, confira abaixo:
“A Fundação Proamb informa que está trabalhando para conter o foco de incêndio registrado na sua Central de Disposição de Resíduos, no município de Pinto Bandeira. O fogo iniciou por volta das 5h desta segunda-feira (16) e prontamente o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência, que está sendo controlada. A causa do incêndio ainda está sendo investigada pela equipe técnica da Proamb, que está tomando todas as medidas necessárias para evitar o agravamento da situação. Não houve feridos.
Atualmente, a Central de Disposição recebe resíduos Classe I e Classe II A, principalmente, materiais provenientes de indústrias galvânicas, metalmecânicas, curtumes e fundição, e também de papeleira e de borracha – o que justifica o volume da fumaça decorrente. A unidade opera desde 1999, sendo certificada pela ISO 14.001, que atesta o rigor nos controles e operação”.
Fonte e fotos: Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor