Foi inaugurado o monumento que integra o entorno da Casa do Artesão e do Artista Plástico de Bento Gonçalves, na tarde desta segunda-feira, dia 10. A obra foi realizada com pedra basalto, presente na região de Bento, pelo escultor Mauri Valdir Menegotto. O artista teve como inspiração a presença do imigrante na formação constitutiva da cultura do município: dois braços que evocam a força, a garra, a determinação; e a uva que evidencia o fruto e o cuidado com a terra.
A presidente da Associação dos Artistas Plásticos da Serra Gaúcha, Ivete Todeschini Menegotto, destacou que a obra representa uma das propostas principais da Casa do Artesão. “Precisamos sempre de olhares que nos inauguram. Estamos inaugurando uma obra de arte, um monumento em homenagem ao imigrante italiano. Duas mãos que seguram a uva. Isso representa a ternura, a beleza, que são as proposta desta casa”, disse.
Em seu pronunciamento, Beatriz Dreher Giovaninni, ressaltou que “o mundo nasceu com a Arte. Se não fosse os primeiros homens a criarem utensílios para o seu sustento, não teríamos critérios de avaliação do que se considerar Arte. E de lá para cá, cada povo deixou suas marcas na história. E é isso que estamos fazendo hoje: fixar a nossa história nesse espaço e com essa obra do Gotto”.
O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, evidenciou que “essa casa é movimento e a arte é movimento. Desde que esse espaço foi criado muitas pessoas se envolveram e deixaram seu pedaço de contribuição. Isso é Bento Gonçalves hoje. Essa arte que é realizada aqui é o que vai ficar na nossa história. São esses os momentos que estamos vivendo hoje onde os artistas produzem e registram o tempo e o espaço onde habitam. O monumento representa isso: a união em prol de um mesmo objetivo, a Arte”.
O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressaltou que “o momento é resultado da comunhão de esforços. Nessa jornada, cada pessoa foi essencial para a confecção desta obra do Gotto, que teve a missão de traduzir da pedra uma imagem que representasse os artesãos e os artistas plásticos sem deixar de reverenciar as pessoas que construíram essa cidade”.
O prefeito Guilherme Pasin realçou que “a transformação se dá pelo conhecer, pela capacidade de transformar o básico em essencial e isso se dá pelo artesanal, por colocar as mãos nesse processo. Quero em nome de Bento Gonçalves, em nome de todas pessoas que vivem da industria, gastronomia, da agricultura, agradecer a todos vocês artesãos e artistas, que dedicaram sua vida a tudo isso, e parece que hoje a gente consegue chegar muito perto do objetivo de ser reconhecido, ser valorizado pelo trabalho. Parabéns”.
A Casa do Artesão e do Artista Plástico de Bento Gonçalves fica localizada na Rua Duque de Caxias, 115, no bairro Cidade Alta (ao lado da Maria Fumaça) e abre todos os dias, inclusive feriados das 9h às 18h.
Clique na imagem para ampliar:
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor