UCS cedeu espaço no Centro de Convivência, no campus-sede, para movimento de entidades que se propõe a unir forças para planejar o futuro da cidade
Lançado em setembro do ano passado com a proposta de unir as forças da cidade para projetar em conjunto o desenvolvimento o movimento Mobilização por Caxias (MobiCaxias) teve contemplado um dos fatores objetivos (e ao mesmo tempo simbólicos) para que uma iniciativa deixe o mundo das ideias e ganhe concretude – e, portanto, perspectivas mais sólidas. A sede administrativa da iniciativa foi inaugurada na tarde desta sexta, 30 de novembro, em solenidade no campus-sede da UCS que reuniu as lideranças das mais importantes organizações empresariais, sociais e comunitárias do município.
Instalado na sala 1 do Centro de Convivência, o escritório operacional vai funcionar de segunda a sexta, das 13h às 17h, além de horários extras para reuniões de trabalho. Para encontros mais amplos, como os das câmaras temáticas do MobiCaxias, a Universidade vai disponibilizar a Sala Florense, no Bloco M, bem como auditórios e outros locais para seminários, palestras e outros eventos que o movimento realizar.
O Movimento – Lançado em setembro do ano passado com a proposta de projetar coletivamente o desenvolvimento para o município, o Mobilização por Caxias se constitui sobre o conceito de quádrupla hélice, reunindo os agentes da inovação de quatro segmentos: a iniciativa privada, representada pelas entidades empresariais e sindicatos (patronais e de trabalhadores); o poder público, representado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego; as instituições de ensino superior, segmento representado pela UCS e outras instituições; e a sociedade civil, representada por organizações de caráter comunitário, cultural e social. O modelo, já utilizado internacionalmente, segue experiências nacionais em andamento como as implantadas em Maringá (PR) e Joinvile (SC) e Florianópolis (SC).
Até o momento, 33 organizações estão integradas ao MobiCaxias, que está aberto para a inserção de novos membros. As mantenedoras do movimento são a UCS, a CIC, a CDL, o Sindilojas, o Simecs, o Simplás e o Sinduscon. A presidência está a cargo do empresário Carlos Zignani, representante da CIC. As vice-presidências são ocupadas pelo reitor da UCS, Evaldo Kuiava, do segmento acadêmico; pelo empresário Astor Schmitt, também da CIC, pela iniciativa privada; e pelo secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza, como representante do poder público. O diretor-executivo do órgão é Rogério Rodrigues, ex-coordenador regional do Sebrae/RS.
A atuação – De acordo com o executivo, o principal trabalho do grupo é o projeto Caxias 2040, que visa ao planejamento da cidade para as próximas décadas. Como prioridade, o movimento elegeu três temas, que deram origem às primeiras câmaras temáticas (grupos de estudo e proposições formados por representantes das entidades participantes): de Infraestrutura; de Turismo; e de Atração de Investimentos. “A ideia é iniciar priorizando essas três áreas, mas pelo menos outras dez câmaras podem ser criadas, para projetar soluções em temas como segurança, educação, mobilidade e conectividade, entre outros”, detalha Rodrigues.
Nesta sexta, além da inauguração da sede administrativa, foi realizada uma reunião da Câmara Temática de Infraestrutura que discutiu o corredor logístico da Serra culminando com a construção de um porto no município de Torres.
Fonte: UCS
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro