Na tarde nublada desta sexta-feira, dia 20, Dia da Revolução Farroupilha, a comunidade de Vila Cristina, em Caxias do Sul, foi palco de um momento histórico: a inauguração da nova ponte provisória, batizada de Ponte da Cooperação, que liga Caxias a Nova Petrópolis. O evento contou com uma cerimônia que celebrou tanto o orgulho gaúcho quanto a união de forças para solucionar o problema de mobilidade, surgido em maio, após a catástrofe climática que atingiu o Estado.
Ao som do Hino Nacional Brasileiro, seguido do Hino do Rio Grande do Sul, autoridades locais e a comunidade se reuniram à beira do rio Caí para prestigiar o evento. O grupo #ReconstruindoConexões, responsável pela construção, destacou a eficiência do projeto que ergueu duas pontes em apenas 35 dias. A decisão de construir a estrutura sobre uma ilha natural, no leito do rio, permitiu uma travessia rápida e segura entre as cidades.
Jipeiros, caminhoneiros e ambulâncias foram os primeiros a se posicionar para atravessar a nova ponte. Antes deles, a estrutura foi oficialmente inaugurada com a travessia de nove cavalarianos tradicionalistas, seguidos pelo público presente, que participou de uma caminhada simbólica sobre a ponte.
A ponte provisória foi viabilizada com recursos provenientes de doações e apoio de empresários, após a desistência da obra por parte do Governo Federal. Ela está localizada a cerca de um quilômetro da BR-116, onde a antiga ponte cedeu durante as chuvas de 12 de maio de 2024, há exatos 131 dias. A nova travessia liga a comunidade de Linha Sebastopol (distrito de Vila Cristina) a São José do Caí (em Nova Petrópolis). As prefeituras também colaboraram com maquinário e mão de obra.
A obra da ponte definitiva na BR-116 prossegue e está prevista para ser inaugurada no primeiro trimestre do próximo ano.
Fonte e foto: Rádio Solaris
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro