Autoridades regionais participaram do evento realizado no Centro de Educação Integral Holoíkos
Inaugurou no dia 25 de outubro, em Boa Vista do Sul, o mais novo Núcleo da Universidade Internacional da Paz (Unipaz). O evento, realizado no Centro de Educação Integral Holoíkos, reuniu autoridades de diversos municípios que serão beneficiados pelo campus. Também estiveram presentes o reitor da Unipaz, Roberto Crema, o representante da cátedra indígena, Kaká Werá, e o monge do Monastério Saint Michel du Var (França), Monsenhor Martin.
Em seu pronunciamento, Crema ressaltou a importância de militar pela paz em tempos de transformações. “Vivemos em um momento em que o crime e o ódio são organizados. A paz também precisa se organizar. Em locais onde isso acontece, todo o entorno é impactado”, disse o reitor.
O prefeito de Boa Vista da Sul, Aloísio Rissi, elogiou a iniciativa e o trabalho que o Holoíkos vem desenvolvendo. “Quero agradecer por tudo o que vocês têm feito pela cidade. É nítida a transformação. Com certeza a Unipaz vai ampliar ainda mais esse processo. Esse e um momento muito importante para Boa Vista do Sul e para as cidades vizinhas”, salientou.
O evento encerrou com a benção do Monsenhor Martin e um coquetel.
Sobre a Unipaz
A Unipaz oferece diversos cursos e capacitações alicerçadas pela pedagogia da cultura de paz, desenvolvida pelo doutor em Psicologia, Pierre Weill, com base em documentos da ONU e da Unesco. No Brasil, o programa tem sido levado a instituições governamentais, escolas públicas e particulares de ensino fundamental, médio e superior.
De acordo com a vice-presidente no Núcleo da Unipaz Boa Vista do Sul, Inês Kalkmann, o primeiro curso do núcleo Unipaz Boa Vista do Sul chama-se Formação Holística de Base (FHB). Trata-se de um processo que auxilia no despertar de uma consciência plena e de uma inteligência integral, virtudes fundamentais para o enfrentamento dos imensos desafios globais do nosso momento histórico. A FHB configura-se como uma escola de liderança para o século XXI. O aluno será orientado a exercitar a visão integral, para uma aliança entre o Saber e o Ser.
Trilhas com o Coração reúne 90 participantes
Após o coquetel de lançamento, foi iniciada a imersão Trilhas com o Coração, orientada por Roberto Crema e Kaká Werá. Durante todo o final de semana, cerca de 90 pessoas meditaram e se aprofundaram em temas relacionados ao autoconhecimento. Durante o evento também ocorreu o lançamento do livro A Águia e o Colibri, escrito pelos facilitadores.
“Estamos aqui para lembrar de onde somos, ainda mais nesse tempo de mudança. Nesse momento há degeneração de um sistema e há a regeneração. Todo mundo quer renascer e quase ninguém quer morrer. Para onde nos dirigimos é um grande mistério. Os mortos estão aqui nos olhando e estamos caminhando para eles. Estamos no caminho de nos tornarmos um ancestral”, disse Crema durante a imersão.
O ambientalista Kaká Werá promoveu a reflexão sobre o Dia de Finados. “A sociedade transformou o luto em uma efeméride com ênfase na mágoa e tristeza. É preciso resgatar uma conexão com aquilo que nos antecede. Honrar a ancestralidade é respeitar a natureza, os minerais e os animais. Isso também é honrar a família e não só os consanguíneos”, ressaltou.
Informações sobre a Unipaz:
Estrada Geral s/n, David Canabarro – Boa Vista do Sul.
E-mail: inscricao@holoikos.com.br ou pelo telefone (54 ) 99937-0007.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos