A convenção Municipal, para eleger o novo diretório do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Bento Gonçalves terminou em impasse, no último sábado, dia 30 de abril. Depois de cerca de seis horas de convenção, o futuro do partido no município deve ser decidido em reunião nesta segunda-feira, dia 2 de maio.
A convenção ocorreu no último sábado, dia 30, na Câmara de Vereadores, e envolveu a Chapa 1, liderada pelo ex-prefeito Alcindo Gabrielli, e Chapa 2, do ex-vice prefeito, Mário Gabardo, e contou com 338 votos. A Chapa 1 computou 169 votos, contra 168 da chapa 2, além de um voto em branco.
O primeiro impasse surgiu com irregularidade de um dos votos, o qual o filiado votante, ao invés de preencher o espaço destinado para o voto na cédula, escreveu no verso, o número 1, correspondente à chapa ao qual desejava votar. Apesar do voto estar explícito, as duas chapas entraram em consenso e decidiram por computar como voto em branco.
A segunda questão foi relacionada ao número de votos e de votantes. Foram computados 338 votos na urna, porém foram registradas 337 assinaturas na ata, o que ocasionou protesto da chapa 2, que pediu anulação das eleições. “Tudo nos leva a crer que alguém pegou a cédula e foi votar sem ter assinado a ata”, destacou o vereador Idasir dos Santos, atual presidente da sigla.
A definição, deve se dar em uma reunião nesta segunda-feira, onde representantes das duas chapas tentarão entrar em um consenso sobre qual chapa será nomeada vencedora, conforme afirmou Idasir “representantes das duas chapas vão se reunir, para discutir sobre o que fazer, até porque o novo diretório será uma composição das duas chapas, com a maioria da chapa 1, a vencedora”.
O vereador destacou ainda que acredita na resolução do problema entre as duas chapas, porém não havendo consenso, o caso pode ir parar na esfera estadual do partido “vamos encaminhar ao diretório estadual para que se tome as medidas necessárias. Esperamos que dessa reunião saia um consenso, que a gente possa resolver aqui, e não havendo, tomarei essa decisão de encaminhar ao diretório estadual para que se defina o que será feito. Acredito que com os ânimos mais calmos possamos formar um novo diretório e seguirmos na luta”, finalizou.
Central de Jornalismo Difusora
Foto: Divulgação
169 – 168
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves