O Ministério Público (MP) de Bento Gonçalves, através da Promotoria Especializada, que atua também na área do meio ambiente, vêm acompanhando um impasse envolvendo a Fundação Proamb e a Prefeitura de Pinto Bandeira. Isto porque a empresa busca obter alvará do município para seu projeto de ampliação, enquanto a Prefeitura teria feito algumas exigências, como a apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
De acordo com o promotor Élcio Resmini Meneses, “o prefeito (João Pizzio) relatou que não poderia autorizar porque tinha preocupações com a comunidade da Linha Brasil, pelo trânsito intenso e pelos danos”, disse.
Então, o MP tentou intermediar através de reuniões realizadas com as partes. Chegou, conforme publicação do site da Prefeitura de Pinto Bandeira, a ocorrer a sugestão de que a Proamb subsidia-se 90% do custo da obra de pavimentação do local. Depois de novas conversas, o município chegou a propor uma divisão de 50% para o Poder Público e a outra metade para empresa.
“Já oficiei a Proamb e esperamos uma próxima reunião para tentar avançar no diálogo”, disse.
A Fundação Proamb, que completou 25 anos de atuação, tem como principais atividades a disposição de resíduos sólidos industriais em aterro, bem como a preparação do CDR (Combustível Derivado de Resíduos) com resíduos sólidos inflamáveis para queima. Em maio deste ano confirmou um financiamento junto ao BRDE de R$ 5,5 milhões para sua expansão.
Entretanto, o prefeito ressaltou que este acordo não elimina a obrigação legal por parte da Proamb, em apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança, em nota no site da Prefeitura.
A Difusora procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura, que informou que a manifestação do Poder Público já consta na nota do site. A Proamb preferiu não se manifestar sobre o caso neste momento.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Corede Serra mobiliza região para votar na Consulta Popular
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS