De 12 a 14 de setembro de 2017 a Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, sedia o III Workshop Latino Americano sobre Biobeds.
O Biobed é um sistema de biopurificação para minimizar a contaminação dos solos por agrotóxicos. O sistema reproduz o modelo de atenuação, que acontece livremente na natureza, porém em uma situação criada para favorecer e acelerar o processo. Entre os pontos positivos da tecnologia, destacam-se o baixo custo, alta eficiência, segurança ambiental e adaptação às pequenas e grandes propriedades rurais.
O Sistema Biobed Brasil foi desenvolvido pelo pesquisador Luciano Gebler, da Embrapa Uva e Vinho, a partir do modelo Biobed utilizado na Suécia desde 1993. Durante cinco anos ele conduziu pesquisas visando a sua adaptação para as condições de clima temperado do Sul do Brasil. Segundo Gebler, “o Biobed cria um ambiente que propicia a aceleração da atuação de fungos lignolíticos, também conhecidos como fungos filamentosos brancos, que são os agentes microbiológicos degradadores de resíduos de agrotóxicos”. O Sistema Biobed permite uma aeração melhor do que aquela existente naturalmente no solo, favorecendo processos aeróbicos para degradação de agrotóxicos.
O evento acontece de 12 a 14 de setembro no auditório do Centro Técnico da Unidade de pesquisa, Rua Livramento 515. Inscrições e mais informações na página do evento (em inglês) http://www.embrapa.br/uva-e-vinho/eventos/biobed .
Fonte: Embrapa Uva e Vinho
Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais
Jovens da Região Pastoral de Garibaldi preparam peregrinação no Jubileu da Esperança 2025
Vencedora do concurso cultural do Tacchimed retira Iphone 16