Acontece nesta sexta-feira, 6, o II Fórum de Debate da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho em Monte Belo do Sul. O evento será realizado no Ginásio de Esportes de Monte Belo do Sul, com o objetivo de tratar das principais dificuldades da cadeia produtiva da uva e demandas vitivinícolas, promovido pelo Legislativo local.
Será a partir das 13h até às 18h com a participação de entidades do setor, Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Comissão Interestadual da Uva, deputados, vereadores, Sindicatos, entre outros.
“Vamos ouvir as demandas de cada região produtora e estudar ações de fortalecimento para o setor de viticultura na região, onde a uva está entre principais frutas cultivada”, informou o presidente da Câmara de Monte Belo, Onécimo Pauleti.
O encontro tem também o apoio do Parlamento Regional, que tem na presidência o vereador Moisés Scussel, de Bento Gonçalves. São mais de dez municípios envolvidos que deverão estar presentes.
O foco é a elaboração de uma carta com as principais demandas do setor e criação de uma Comissão que irá acompanhar o andamento do documento em esferas de Estado e em Brasília, especialmente em Ministérios.
Na edição de 2015, também realizada em Monte Belo, itens como dificuldades como preços, produção e comercialização, êxodo de jovens do meio rural, o preço mínimo da uva, o fortalecimento da assistência técnica, a fiscalização em aduanas para coibir a entrada de vinhos estrangeiros, uniformização de alíquotas de impostos entre os estados, a inclusão do suco de uva na cesta básica, redução do ICMS e do IPI incidentes sobre o vinho, entre outros, foram elencados.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Foto: I Fórum ocorreu em 2015 em Monte Belo
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família