II Encontro Municipal de Coros da Fundação Casa das Artes ocorre no dia 9 de abril

A trajetória do canto coral sempre esteve associada ao universo artístico do homem. Ao longo de sua história, diversas técnicas e estilos refletiram sua época, herança cultural, aspectos religiosos, entre outras qualidades. Celebrando esta diversidade de repertório e sua importância para a vida, a Fundação Casa das Artes promove no dia 9 de abril o II Encontro Municipal de Coros.

Na programação, teremos o anfitrião do evento Coral Casa das Artes, e quatro corais convidados: Maturidade Ativa, Hospital Tacchini, Famiglia Trentina e Vale dos Vinhedos. Todos os grupos são de Bento Gonçalves e já são referência de sua área. Boa parte deles tem mais de vinte anos de atividades dedicadas à música e ao bem-estar social como é o Maturidade Ativa.

O grupo Maturidade Ativa iniciou as atividades em 1993 e, desde 2017, tem como maestrina Cibele Tedesco e um repertório que prioriza as canções sacras. Cibele ressalta que nesta retomada faz-se mais do que necessário levar o canto coral para todos, “embora tenhamos feito muitos encontros virtuais, o encontro presencial não tem comparação. Percebemos como o afeto é fundamental para sermos felizes para a troca de experiências entre regentes, cantores e o público”.

A presidente do Coral da Fundação Casa das Artes, Bárbara Eckhardt, também compartilha do mesmo sentimento de poder voltar às apresentações. “Neste ano, nosso grupo completa 23 anos de música e muito trabalho, composto apenas de músicos amadores e voluntários é uma alegria podermos retornar as atividades presenciais, depois de aproximadamente dois anos de atividades online. Esperamos (e contamos com) a presença da comunidade no nosso primeiro evento presencial pós-pandemia. Desejamos que todo o público possa ser contagiado com o nosso amor pela música!”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta a retomada do evento. “É uma alegria estarmos voltando a oferecer ao público os eventos artísticos que tanto nos dão prazer e que elevam nosso espírito. E o canto coral tem essa magnitude, esse poder, de nos transmitir essa beleza polifônica, como o faz o II Encontro de Coros da Fundação Casa das Artes. Será uma noite de puro lirismo”.

Serviço

O que: II Encontro Municipal de Coros Fundação Casa das Artes

Data: 09 de abril

Horário: 19h30min

Local: Anfiteatro Ivo da Rold – Fundação Casa das Artes

Coros participantes: Casa das Artes, Maturidade Ativa, Hospital Tacchini, Famiglia Trentina e Vale dos Vinhedos

Entrada gratuita, sugere-se a doação de 01 quilo de alimento não-perecível

Realização: Coral da Fundação Casa das Artes, Fundação Casa das Artes e Secretaria Municipal de Cultura

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Arte: Divulgação/Fundação Casa das Artes

(RM)

error: Conteúdo Protegido