O II Congresso Estadual de Cultura, que faz parte da programação dos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira, 9 de maio. Bento Gonçalves recebe uma série de convidados nacionais e internacionais como jornalistas, artistas, intelectuais, políticos e integrantes dos colegiados que irão debater vários aspectos que compõem a Cultura como: gestão, sistema de financiamento, produção artística, criação e preservação do patrimônio material e imaterial, democratização de acesso e participação social no legislativo, conselhos municipais e comunidade.
O secretário Municipal de Cultura, presidente da Fundação Casa das Artes e vice-presidente do Conselho de Dirigentes de Cultura da Famurs, Evandro Soares, destacou a iniciativa de interiorização do evento. “Este encontro é uma oportunidade única de conhecer as diferentes realidades dos municípios e sedimentar um diálogo aberto e permanente com o Estado. Dessa forma, o Congresso visa construir uma estrutura de políticas que assegure, sustente, fomente e dê acesso às diferentes manifestações artísticas e culturais que compõem o nosso Estado”, disse.
O representante do Ministério da Cultura do Uruguai, Alejandro Dennes, enfatizou que “a Cultura não é uma questão ornamental, mas é uma questão primordial para o desenvolvimento dos povos, das comunidades, de resguardar nossas tradições e para os direitos humano. A presença do Uruguai neste Congresso é garantir um futuro de trabalho em conjunto com o Estado do Rio Grande do Sul”.
A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN), representante do Ministério da Cultura do Brasil, Juliana Erpen, salientou que é necessário estreitar os laços entre a capital e os municípios. “Os debates que o evento promove irão abrir um intercâmbio de informações e decisões que norteará o futuro da Cultura no estado do Rio Grande do Sul”, afirmou.
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves, em seu pronunciamento, salientou ser muito comum as pessoas verem que a Cultura seja apenas uma expressão artística. “Ela é muito além disso. Ela está na nossa forma de se vestir, de se amar, de se comunicar, de pensar e de projetar o que queremos. Por isso, o Congresso traz uma série de debates que precisam estar em sintonia com toda e qualquer transformação que a realidade e a sociedade apresentam. O elemento cultural é o ser humano e suas ações no tempo e no espaço da História que une o particular com o universal”, reiterou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Moisés Scussel Neto ressaltou que o momento é de inovação do ponto de vista da participação social e do comprometimento com a Cultura. “A Cultura tem um papel transformador no sentido de construir uma sociedade mais justa que possa valorizar a diversidade em todas as suas manifestações. Ela rege diversas frentes de pensamento, é força motriz do sistema democrático, dá voz a quem precisa se expressar e amplia horizontes agindo como um escudo contra a falta de conhecimento. É somatória de costumes, tradições, valores, é um jeito próprio de ser e estar no mundo, sendo imprescindível para formação da cidadania”, reforçou.
O secretário Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vitor Hugo Alves, em seu pronunciamento destacou: “Gostaria de assinalar três palavras: manutenção, resgate e novas realizações. Todos aqui neste evento estão espelhando essas três palavras, pois abriram caminhos, superaram situações adversas para a cultura”.
O prefeito Guilherme Pasin ressaltou que “Bento é uma cidade que cresce de forma muito rápida, é uma cidade plural que reúne a cultura em suas diversas manifestações. Por isso, estamos felizes em receber o Congresso Estadual no ano que comemora seu cinquentenário. A cultura ultrapassa ideologias e momentos. A cultura deve ser respeitada, reconhecida e deve avançar e nada melhor do que dedicar dias para debater esses assuntos. Sejam bem vindos é um orgulho tê-los em nossa cidade”.
Na ocasião o prefeito e o secretário de Cultura assinaram o Decreto que fixa valores para o credenciamento de músicos que irão compor a Orquestra de Câmera da Fundação Casa das Artes. A ação integra o projeto Bento In Concert, financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, que irá proporcionar oficinas para comunidade.
O evento encerrou com a palestra “A Cultura que foi e que será”, ministrada pelo professor de literatura, escritor e crítico literário, Carlos Jorge Appel – licenciado em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Participaram também do evento o vice-prefeito, Aido José Bertuol, o presidente do Instituto Tarcísio Michelon, Tarcísio Michelon, o presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, José Carlos Rolhano Laitano, a diretora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRGS), Sueli Belli, e a representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Lara Lindenmeyer.
O II Congresso Estadual de Cultura é uma realização do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal da Cultura de Bento Gonçalves, Fundação Casa das Artes, Conselho de Dirigentes de Cultura da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves e do Hotel Dall’Onder.
Programação:
DIA 10 – QUINTA-FEIRA
Local: Anfiteatro Antônio Ivo Da Rold – Fundação Casa das Artes
09h – A DEMOCRATIZAÇÃO NO ACESSO A CULTURA
Painelistas:
Max Roberto Guazelli – Promotor Público
Tarcísio Michelon – Gestor de Projetos Sociais
Jaílson Barbosa – Escola de Samba Cruzeiro do Sul
Neimar Rodrigues – Liderança de Carnaval
11h – DA REVOLUÇÃO À INSTITUCIONALIDADE
Palestrante:
Alejandro Denes – Coordenador de Artes Visuais do Uruguai
12h – Livre para almoço – Praça Ismar Scussel – Food trucks e apresentações artísticas
13h30min – CULTURA E COMPORTAMENTO
Painelistas:
Elvira Nascimento – Escritora
Julio Souto Salom – UFRGS
José Carlos Laitano – Academia Riograndense de Letras
15h – A CULTURA COMO ALAVANCA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COLETIVO
Palestrante:
Luiz Augusto Milanesi – Escritor, bibliotecário e professor universitário
16h – O FINANCIAMENTO E SUAS PERSPECTIVAS
Painelistas:
Antonio Feldmann – Gestor
Paulinho Peres – Vice presidente da FEDERASUL
Rafael Balle – Diretor de economia da SEDACTEL
17h30min – REUNIÕES DE GRUPO
19h – Intervenção Artística na Rua: AS AVENTURAS DO FUSCA VELA
20h – Mostra de Atividades Artísticas – Fundação Casa das Artes
Mostra de Cinema – Fundação Casa das Artes
DIA 11 – SEXTA-FEIRA
Local: Anfiteatro Antônio Ivo da Rold – Fundação Casa das Artes
09h – OS DESAFIOS DA GESTÃO NA CULTURA
Painelistas:
Paula Mascarenhas – Prefeita de Pelotas
Evandro Soares – Secretário Municipal de Cultura de Bento Gonçalves
Victor Hugo – Secretário da Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer
André Machado – Jornalista
11h – 1968 – O QUE FIZEMOS DE NÓS
Palestrante:
Zuenir Ventura – Jornalista e escritor
12h30min – Livre para almoço
13h – Apresentações Artísticas na Praça Ismar Scussel
13h30min – A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NAS INSTÂNCIAS CULTURAIS
Painelistas:
Catarina Paladini – Deputado Estadual
Juliano Muller – Vereador em Igrejinha
Fábio Cunha – Presidente do SATED
Cristina Pereira – Colegiado Estadual da Dança
Jacqueline Custódio – Colegiado do Patrimônio
15h30min – A CRIAÇÃO, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL
Painelistas:
Débora Magalhães – Arquiteta
Fernando Oltramari – Arquiteto
Lucas Volpatto – Arquiteto
Rossana Prado – Mestranda em Patrimônio
17h – ENCONTRO DE GRUPOS
19h – Apresentação das conclusões dos grupos
19h30min – Aprovação das conclusões
20h – Encerramento do II Congresso Estadual de Cultura
OFICINAS – Centro de Convenções do Grande Hotel Dall´Onder
Dia 10 – 9 às 12h – O Papel do Conselheiro Municipal
Dia 10 – 9 às 12h – Alternativas de Financiamento
Dia 10 – 13h30min às 16h30min – O ABC da Gestão Pública
Dia 10 – 13h30min às 16h30min – Elaboração de Projetos Culturais
Dia 11 – 9 às 12h – Estratégia para Assessoria de Comunicação – com a Jornalista Lúcia Pires
Dia 10 – 9 às 12h – Proteção do Patrimônio
Dia 10 – 13h30min às 16h30min – Processos de Memória Social
Workshop de Artes Visuais
Programação Paralela
Exposições de Artes Visuais
Intervenções e Apresentações Artísticas
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: José Estefanon
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos