Nesta quarta-feira (14), ocorre a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A atividade iniciou às 8h30 e segue até às 17h, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS-BG).
O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e visa realizar a reflexão e a avaliação sobre os resultados da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias.
O início das atividades contou com a presença da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Maria da Graça França, secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, secretária de Educação Adriane Zorzi e o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo.
Ao longo do dia também haverá a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia. Os conteúdos serão levados para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2023.
A aluna do primeiro ano do Curso Técnico em meio Ambiente, Sara Basso Roman é uma das palestrantes da Conferência, apresentando sua pesquisa “Efeitos da pandemia de Covid-19 na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio de Bento Gonçalves”. A assistente social Thaís Saalfeld, representante do Campus Bento Gonçalves no Comdica também está presente na conferência.
A presidente do Comdica destacou que “estamos muito emocionados em fazer essa conferência, porque sabemos da importância de falar do impacto que crianças e adolescentes sofreram no momento da Covid-19. Hoje estamos plantando sementinhas, que irão garantir os direitos das crianças e adolescentes”.
A secretária de Saúde destacou sobre a importância da realização da conferência. “Essa conferência ocorre num excelente momento para discutirmos os resultados e consequências que a pandemia trouxe para as nossas crianças e adolescentes. É uma ótima oportunidade para ampliarmos os debates acerca dos temas que circundam o aspecto da educação”.
A secretária de Educação destacou que “a pandemia trouxe outro olhar e preocupações, ampliadas por debates com educadores e pessoas que trabalham com crianças e jovens. A troca com o outro é que faz a diferença na aprendizagem, e no período da pandemia foi um diferencial, através das aulas online e discussões acerca da educação com colegas e professores no ambiente virtual. É necessário ampliarmos ainda mais o debate”.
O secretário de Segurança comentou que “esse encontro possibilita que possamos fazer análises sobre a educação dos nossos jovens, discutindo inúmeras questões. É importante aprofundarmos também sobre esse trabalho na educação no pós-pandemia, e a conferência possibilita que nós como gestores públicos possamos fazer análises do caminho a ser traçado”.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social salientou que “esse é um momento de ampliarmos o debate sobre a educação de nossas crianças e jovens, e reforçarmos o compromisso que temos com o ensino e os aspectos que o circundam. Essa conferência possibilita isso, porque estreita os laços entre estudantes e educadores”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
PG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21