Nesta quarta-feira (14), ocorre a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A atividade iniciou às 8h30 e segue até às 17h, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS-BG).
O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e visa realizar a reflexão e a avaliação sobre os resultados da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias.
O início das atividades contou com a presença da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Maria da Graça França, secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, secretária de Educação Adriane Zorzi e o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo.
Ao longo do dia também haverá a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia. Os conteúdos serão levados para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2023.
A aluna do primeiro ano do Curso Técnico em meio Ambiente, Sara Basso Roman é uma das palestrantes da Conferência, apresentando sua pesquisa “Efeitos da pandemia de Covid-19 na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio de Bento Gonçalves”. A assistente social Thaís Saalfeld, representante do Campus Bento Gonçalves no Comdica também está presente na conferência.
A presidente do Comdica destacou que “estamos muito emocionados em fazer essa conferência, porque sabemos da importância de falar do impacto que crianças e adolescentes sofreram no momento da Covid-19. Hoje estamos plantando sementinhas, que irão garantir os direitos das crianças e adolescentes”.
A secretária de Saúde destacou sobre a importância da realização da conferência. “Essa conferência ocorre num excelente momento para discutirmos os resultados e consequências que a pandemia trouxe para as nossas crianças e adolescentes. É uma ótima oportunidade para ampliarmos os debates acerca dos temas que circundam o aspecto da educação”.
A secretária de Educação destacou que “a pandemia trouxe outro olhar e preocupações, ampliadas por debates com educadores e pessoas que trabalham com crianças e jovens. A troca com o outro é que faz a diferença na aprendizagem, e no período da pandemia foi um diferencial, através das aulas online e discussões acerca da educação com colegas e professores no ambiente virtual. É necessário ampliarmos ainda mais o debate”.
O secretário de Segurança comentou que “esse encontro possibilita que possamos fazer análises sobre a educação dos nossos jovens, discutindo inúmeras questões. É importante aprofundarmos também sobre esse trabalho na educação no pós-pandemia, e a conferência possibilita que nós como gestores públicos possamos fazer análises do caminho a ser traçado”.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social salientou que “esse é um momento de ampliarmos o debate sobre a educação de nossas crianças e jovens, e reforçarmos o compromisso que temos com o ensino e os aspectos que o circundam. Essa conferência possibilita isso, porque estreita os laços entre estudantes e educadores”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
PG
Universidade de Caxias do Sul forma a primeira turma da graduação em Viticultura e Enologia
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com vagas de estágio em diversas áreas e bolsas que podem chegar a R$ 1,5mil
Vale dos Vinhedos ganhará memorial para valorizar identidade local e pioneirismo na vitivinicultura