Em outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) comemora o 60° aniversário da criação da Escola de Viticultura e Enologia, instituição que deu origem ao atual Campus Bento Gonçalves.
Para comemorar a data, um grupo de ex-alunos e servidores ativos e aposentados tem realizado reuniões e ações desde o final de 2018. Os próximos eventos ocorrerão no dia 19, quando haverá um encontro com egressos. Pela manhã, as atividades serão realizadas no Ginásio de Esportes do Campus.
À tarde, haverá visitas guiadas aos diversos setores da instituição, mediante agendamento prévio. O encerramento acontecerá à noite, em um jantar organizado por ex-alunos, sob a coordenação de Orlei Soares. O egresso destaca que este é um momento para “manter viva a história que nos uniu e o carinho e respeito que nunca nos afastou”.
A diretora-geral do Campus, professora Soeni Bellé, lembra que já foram realizadas diversas outras atividades comemorativas, tais como a gincana em alusão aos 60 anos da instituição, o torneio de futsal intercampi e a criação do Núcleo de Memória. Outras ações estão programadas para acontecer durante o mês de outubro, entre elas a implantação da Enoteca Virtual, o lançamento de um brandy, a inauguração da galeria de diretores e a captação de uma fotografia aérea da comunidade acadêmica reunida no pátio. Mas, o grande momento de comemoração acontecerá no dia 19 de outubro, ressalta a diretora.
Programação para o dia 19/10/2019
Manhã:
9h – Inauguração da Galeria de Diretores / Abertura da Exposição de Arte
9h30 – Abertura Oficial
10h30 – Apresentação do vídeo com a síntese do documentário
10h40 – Hino do Campus
10h45 – Apresentações artísticas
11h – Coquetel de Encerramento / Apresentações artísticas
11h30 – Visitação à Exposição de Arte
Tarde:
Visitas guiadas no Campus e na Estação Experimental de Tuiuty (Granja), mediante agendamento
prévio. Cada grupo de visitação terá um limite de 30 pessoas.
Os interessados dever preencher o formulário disponível em https://bit.ly/2LPd5eA
Noite
Jantar organizado pelos ex-alunos sob a coordenação do egresso Orlei Soares. As reservas devem ser realizadas até o dia 11 de outubro, pelo whatsapp (51) 995070915 ou pelo e-mail oeprivado@hotmail.com.
Sobre o Campus Bento Gonçalves do IFRS
A Instituição foi criada de 22 de outubro de 1959 como Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves e passou a funcionar de forma efetiva a partir de março de 1960. Desde então, passou por diversas denominações até 2008, quando foi sancionada a Lei que reorganizou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação de 38 Institutos Federais, três deles
no Rio Grande do Sul.
Na ocasião, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG) passou a denominar-se Campus Bento Gonçalves do IFRS e a integrar a estrutura multicampi do IFRS, o qual conta neste momento com 16 campi e tem sua reitoria localizada em Bento Gonçalves.
Atualmente, são ofertados no Campus dez cursos superiores e sete cursos técnicos, sendo que cinco deles são integrados ao Ensino Médio. Também são disponibilizadas duas pós-graduações lato sensu.
Linha do tempo
• 1959 – Foi criada a Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves
• 1960 – Iniciou as atividades letivas
• 1964 – Passou a denominar-se Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves
• 1979 – Foi transformada em Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves
• 1985 – Alterou o nome para Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek
• 1995 – Aconteceu o primeiro ingresso de estudantes no Curso Superior de Tecnologia em
Viticultura e Enologia
• 2002 – Foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves
(Cefet-BG)
• 2008 – Passou a compor o IFRS como Campus Bento Gonçalves
Fonte: IFRS
Cooperativa Vinícola Garibaldi integra projeto pioneiro na Serra Gaúcha para ampliar reciclagem de vidro
Associados da ABE se mobilizam para eleição do ‘Enólogo do Ano’ 2025
DNIT avança com as obras dos lotes 1 e 2 da BR-116/RS