Em outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) comemora o 60° aniversário da criação da Escola de Viticultura e Enologia, instituição que deu origem ao atual Campus Bento Gonçalves.
Para comemorar a data, um grupo de ex-alunos e servidores ativos e aposentados tem realizado reuniões e ações desde o final de 2018. Os próximos eventos ocorrerão no dia 19, quando haverá um encontro com egressos. Pela manhã, as atividades serão realizadas no Ginásio de Esportes do Campus.
À tarde, haverá visitas guiadas aos diversos setores da instituição, mediante agendamento prévio. O encerramento acontecerá à noite, em um jantar organizado por ex-alunos, sob a coordenação de Orlei Soares. O egresso destaca que este é um momento para “manter viva a história que nos uniu e o carinho e respeito que nunca nos afastou”.
A diretora-geral do Campus, professora Soeni Bellé, lembra que já foram realizadas diversas outras atividades comemorativas, tais como a gincana em alusão aos 60 anos da instituição, o torneio de futsal intercampi e a criação do Núcleo de Memória. Outras ações estão programadas para acontecer durante o mês de outubro, entre elas a implantação da Enoteca Virtual, o lançamento de um brandy, a inauguração da galeria de diretores e a captação de uma fotografia aérea da comunidade acadêmica reunida no pátio. Mas, o grande momento de comemoração acontecerá no dia 19 de outubro, ressalta a diretora.
Programação para o dia 19/10/2019
Manhã:
9h – Inauguração da Galeria de Diretores / Abertura da Exposição de Arte
9h30 – Abertura Oficial
10h30 – Apresentação do vídeo com a síntese do documentário
10h40 – Hino do Campus
10h45 – Apresentações artísticas
11h – Coquetel de Encerramento / Apresentações artísticas
11h30 – Visitação à Exposição de Arte
Tarde:
Visitas guiadas no Campus e na Estação Experimental de Tuiuty (Granja), mediante agendamento
prévio. Cada grupo de visitação terá um limite de 30 pessoas.
Os interessados dever preencher o formulário disponível em https://bit.ly/2LPd5eA
Noite
Jantar organizado pelos ex-alunos sob a coordenação do egresso Orlei Soares. As reservas devem ser realizadas até o dia 11 de outubro, pelo whatsapp (51) 995070915 ou pelo e-mail oeprivado@hotmail.com.
Sobre o Campus Bento Gonçalves do IFRS
A Instituição foi criada de 22 de outubro de 1959 como Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves e passou a funcionar de forma efetiva a partir de março de 1960. Desde então, passou por diversas denominações até 2008, quando foi sancionada a Lei que reorganizou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação de 38 Institutos Federais, três deles
no Rio Grande do Sul.
Na ocasião, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG) passou a denominar-se Campus Bento Gonçalves do IFRS e a integrar a estrutura multicampi do IFRS, o qual conta neste momento com 16 campi e tem sua reitoria localizada em Bento Gonçalves.
Atualmente, são ofertados no Campus dez cursos superiores e sete cursos técnicos, sendo que cinco deles são integrados ao Ensino Médio. Também são disponibilizadas duas pós-graduações lato sensu.
Linha do tempo
• 1959 – Foi criada a Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves
• 1960 – Iniciou as atividades letivas
• 1964 – Passou a denominar-se Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves
• 1979 – Foi transformada em Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves
• 1985 – Alterou o nome para Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek
• 1995 – Aconteceu o primeiro ingresso de estudantes no Curso Superior de Tecnologia em
Viticultura e Enologia
• 2002 – Foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves
(Cefet-BG)
• 2008 – Passou a compor o IFRS como Campus Bento Gonçalves
Fonte: IFRS
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos