O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus de Bento Gonçalves, realizou a aula inaugural do curso de Agronomia, mais nova opção para os estudantes da região, em um evento na sede do educandário, na tarde da última na quinta-feira, 10.
Em paralelo ocorreu o primeiro evento satélite do Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental de Agropecuária a ser realizado na Fiema Brasil 2018 – encontro promovido pela Fundação Proamb – a aula-palestra teve como tema “Por que nos preocuparmos com a gestão ambiental na propriedade rural?”, ministrado pelo agrônomo e pesquisador da Embrapa Luciano Gebler.
Para o agrônomo nos últimos trinta anos a gestão ambiental ganhou patamares maiores perante a sociedade “se nós pensarmos um pouco no que aconteceu nesse período, nós saímos de uma condição onde o produtor rural tinha plena liberdade para fazer o que bem entendesse na sua propriedade, para hoje, após a constituição de 1988, onde ele já tem que pensar na função social e técnica, ou seja, a sociedade hoje vê a área rural não mais como um simples fator de produção, mas um fator que é superior a isso”, enfatizou o agrônomo mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Sobre o novo curso de Agronomia a diretora do IFRS Campus Bento Gonçalves Soeni Bellé, foi enfática ao citar a importância do novo curso “nós já tínhamos uma forte atuação no campo da agropecuária com outros cursos que nós ofertamos, então pra nós esse curso de Agronomia é uma passo adiante no intuito de fortalecer a instituição que muitas vezes é vista só como uma escola técnica mas não é, é uma instituição de educação profissional que oferta desde cursos técnico de nível médio, até cursos de pós graduação”.
Fiema Brasil
A feira de negócios, tecnologia e conhecimento em meio ambiente – chega a sua oitava edição em 2018, agendada para ocorrer de 10 a 12 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Com previsão de reunir 200 expositores e público visitante de aproximadamente 10 mil pessoas, está consolidada como importante encontro estratégico no segmento de gestão ambiental.
Para Rosani Possamai de Freitas, gestora na unidade Educação da Fundação Proamb é “um mundo melhor para as pessoas e pessoas melhores para o mundo”, e com esse intuito a fundação desenvolve seu trabalho “toda essa questão do ensino, trazer cases, as melhores práticas, ou quais são as tendências de inovação é voltado pra isso”, destaca.
Além das oportunidades de negócio, tem uma agenda concomitante de atividades voltadas para a transmissão de conhecimentos na programação de eventos do Fiemacon. Quem assina sua realização é a Fundação Proamb, entidade com mais de 25 anos de atuação em soluções ambientais. Mais informações podem ser obtidas em http://www.fiema.com.br/
Fotos: Exata Comunicação
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA