Para garantir a realização de seu maior evento – o Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino – o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou chamamento público solicitando apoio de empresas e entidades. O objetivo é buscar doações e cedências de materiais e serviços, tendo como contrapartida a divulgação da marca das empresas apoiadoras no site e nos materiais promocionais do evento. Entre os pedidos de doação estão canetas, blocos de anotação, copos descartáveis, guardanapos de papel, água, café e biscoitos. Já as solicitações de cedência são de crachás, sistema de controle de presença, tendas gazebos e puffs.
Esta é a primeira vez que a instituição solicita apoio para a realização das atividades. Devido aos cortes e contingenciamentos no orçamento das instituições de ensino federais, que ocorrem em especial desde o ano de 2016, outros eventos e iniciativas como visitas técnicas deixaram de ser realizados no IFRS. No entanto, a gestão do Instituto optou por manter o Salão por considerá-lo fundamental para a formação e a troca de experiências dos estudantes. O evento reunirá aproximadamente 600 estudantes e servidores.
Como apoiar
Empresas e entidades interessadas em colaborar podem preencher o formulário disponível no site ifrs.edu.br <http://ifrs.edu.br> , aba “Editais” / “Edital IFRS nº 55/2017”. No edital, há orientações para o envio de propostas de apoio e mais informações sobre os materiais necessários para o evento. O prazo para participação no chamamento público vai até 06 de outubro de 2017.
Sobre o Salão
O 2º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, no Campus Bento Gonçalves. Estudantes e servidores divulgarão projetos realizados nos 17 campi da instituição. O tema central desta edição é “A nova realidade nacional: riscos e desafios para ensino, pesquisa e extensão na Educação Profissional e Tecnológica”.
O Salão congrega sete eventos simultaneamente: 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 5º Seminário de Extensão, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica, 2º Seminário de Pós-graduação, 2º Seminário de Internacionalização, 5ª Mostra de Robótica e 4ª Mostra Cultural do IFRS. Mais informações podem ser acessadas no site eventos.ifrs.edu.br <http://eventos.ifrs.edu.br> .
Sobre a situação orçamentária do IFRS
Apesar do crescimento do IFRS, em número de campi e de alunos, o orçamento da instituição vem sendo reduzido desde o ano de 2016. Para os 17 campi e aproximadamente 19 mil estudantes, no ano de 2017 o orçamento aprovado para o IFRS na Lei Orçamentária Anual (LOA) foi de R$ 50 milhões. A título de comparação, no ano de 2012, quando a instituição tinha 12 campi e 12 mil alunos, o orçamento havia sido de R$ 54 milhões.
Dessa forma, ainda que o orçamento fosse liberado em sua totalidade, muitas atividades foram comprometidas, entre elas visitas técnicas, aquisição de livros e de equipamentos para laboratórios. No entanto, o orçamento não vem sendo liberado na totalidade. O valor total é composto por orçamento de custeio (para bolsas de ensino, pesquisa e extensão; viagens técnicas; materiais de consumo; segurança; limpeza; entre outros) e orçamento de investimento (livros; equipamentos para laboratório; mobiliário; obras). Até a segunda semana de setembro de 2017, foram liberados 80% do orçamento de custeio e 50% do orçamento de investimento previsto na LOA.
Fonte e foto: IFRS
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro