IFRS abre inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos no processo seletivo complementar

Ingresso ocorre por sorteio ou prova de redação. Inscrições vão de 22 a 26/07

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul abrirá neste sábado, 22 de julho de 2017, inscrições para o Processo Seletivo Complementar de estudantes 2017/2. São ofertadas 116 vagas, em cursos superiores e técnicos de nível médio gratuitos nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Feliz, Porto Alegre, Restinga, Rolante e Rio Grande.

Das inscrições

As inscrições ocorrem exclusivamente pela Internet, no site de Ingresso do IFRS (ingresso.ifrs.edu.br), de 22 a 26 de julho de 2017. Não será cobrada taxa de inscrição. No mesmo endereço eletrônico, estão os editais com todas as informações do processo seletivo. É de responsabilidade do candidato a leitura do edital e o acompanhamento das informações do processo seletivo

Cursos técnicos
O ingresso de estudantes nos curso técnicos será através de sorteio público, que ocorrerá no dia 28 de julho de 2017, no campus que oferece o curso pretendido pelo candidato. A participação do candidato para acompanhar o sorteio não é obrigatória. A listagem dos classificados mediante o sorteio será divulgada na mesma data, no site ingresso.ifrs.edu.br, juntamente com o cronograma para matrícula.

Cursos superiores
Para os cursos superiores, haverá exame de seleção, com uma prova de redação que ocorrerá no dia 2 de agosto, às 19h, no campus que oferece o curso. O candidato inscrito fica convocado a comparecer ao local da prova 30 minutos antes do horário de início. O resultado da prova, bem como o cronograma de matrículas, serão divulgados no site ingresso.ifrs.edu.br

Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

Técnicos de nível médio
Subsequentes ao Ensino Médio – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Concomitantes ao Ensino Médio – formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.

Superiores
– Tecnologia
Os cursos superiores de tecnologia são graduações de nível superior que têm como característica o estudo aprofundado de uma determinada área, por isso, a carga horária é menor em relação a bacharelados e licenciaturas, podendo variar conforme o curso escolhido.

– Bacharelado
Os bacharéis formados são habilitados para atuarem profissionalmente na área de sua formação, recebendo sólida instrução (teórica e prática) e suporte científico.

>> Opções de cursos, turnos, número de vagas e endereços dos campi
Campus Alvorada
Técnico em Processos Fotográficos (concomitante ao Ensino Médio), manhã, 6 vagas
Técnico em Processos Fotográficos (subsequente ao Ensino Médio), manhã, 2 vagas
Técnico em Tradução e Interpretação de Libras (subsequente ao Ensino Médio), tarde, 8 vagas

Campus Bento Gonçalves
Técnico em Hospedagem (subsequente ao Ensino Médio), tarde, 18 vagas

Campus Erechim
Técnico em Alimentos (subsequente ao Ensino Médio), noite, 5 vagas
Técnico em Logística (subsequente ao Ensino Médio), noite, 1 vaga
Técnico em Modelagem do Vestuário (subsequente ao Ensino Médio), noite, 1 vaga

Campus Feliz
Bacharelado em Engenharia Química (superior), manhã e tarde, 4 vagas

Campus Porto Alegre
Técnico em Transações Imobiliárias (subsequente ao Ensino Médio), noite, 14 vagas

Campus Restinga
Técnico em Guia de Turismo (subsequente ao Ensino Médio), noite, 11 vagas
Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer (superior), manhã, 7 vagas

Campus Rio Grande
Tecnologia em Construção de Edifícios (superior), integral, 4 vagas

Campus Rolante
Técnico em Agropecuária (concomitante ao Ensino Médio), noite, 6 vagas
Técnico em Qualidade (concomitante ao Ensino Médio), noite, 15 vagas
Técnico em Qualidade (subsequente ao Ensino Médio), noite, 14 vagas

O IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampi para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Possui 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.
Atualmente, o IFRS conta com cerca de 19 mil alunos, em 200 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades.

Oferece também cursos de pós-graduação (especializações e mestrados), cursos de extensão e outras modalidades vinculadas a programas do governo federal.

O IFRS foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, que instituiu 38 Institutos Federais no Brasil. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

 

Fonte: IFRS

 

error: Conteúdo Protegido