A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe inicia nesta segunda, 10, somente para idosos e profissionais da saúde. Em Bento Gonçalves, serão disponibilizados 30 mil doses, gratuitamente, e a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.
A partir do dia 17, a vacinação é aberta para crianças a partir dos seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), doentes crônicos com apresentação de prescrição médica ou cópia de uma receita atualizada deste ano, e a população indígena. Além disso, a campanha tem como novidade a inclusão de professores das redes pública e privada no grupo prioritário, que serão imunizados mediante apresentação de contracheque ou crachá, que comprovem a profissão.
A mobilização tem o objetivo conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva de 10 a 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade. As vacinas protegerão de três subtipos do vírus da gripe: Influenza A, causador da gripe H1N1, influenza B e H3N2, vírus sazonal.
As doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), exceto nos bairros Cohab II, Maria Goretti, São Valentim e 15 da Graciema.
As unidades de saúde estarão abertas para a vacinação no dia 13 de maio, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Neste dia, a unidade móvel de saúde também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, para todos os grupos prioritários, menos crianças, que devem procurar as UBS, salvo as unidades de Faria Lemos e de Tuiuty.
Fonte: Site da Prefeitura de Bento
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio