Os idosos estão recebendo uma atenção diferenciada na prevenção ao coronavírus em Garibaldi. Desde agosto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social, realiza ações do projeto “Cuidado e Cidadania ao Idoso Prioritário”, para o qual foi contemplada com recursos do Conselho Estadual da Pessoa Idosa.
Uma técnica de enfermagem realiza atendimento domiciliar a pessoas com mais de 60 anos de idade, prioritariamente os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS, concedido a pessoas que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo.
Com os devidos cuidados de higiene e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), a profissional da saúde faz visitas de orientação aos idosos, com foco na prevenção ao coronavírus, disponibilizando as informações preventivas necessárias, além de identificar possíveis sintomas. A técnica ainda avalia as condições gerais de saúde dos idosos visitados, tirando suas dúvidas.
Com mais de 500 pessoas já visitadas desde agosto, será ultrapassada a meta inicial de contemplar 600 idosos até o fim do projeto, por volta de janeiro do próximo ano. Além do trabalho da técnica em enfermagem, o recurso é destinado à aquisição de cestas básicas de alimentos e de produtos de higiene e limpeza, direcionados aos beneficiários do BPC.
“É muito importante termos a oportunidade de viabilizar este trabalho no momento em que estamos vivendo, já que os idosos estão no grupo de risco de contágio do Covid-19 e são orientados evitar sair de casa desde o início da pandemia”, avalia o secretário municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Calvete Poleto.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Crédito das fotos: Divulgação
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA