Os idosos de Garibaldi passam a contar com um novo instrumento para manter sua saúde em dia. Na última quarta-feira, dia 4, foi iniciada a distribuição de Cadernetas de Saúde da Pessoa Idosa, uma publicação do Ministério da Saúde em que a terceira idade pode fazer anotações sobre sua rotina e buscar dicas para uma vida mais saudável.
Os integrantes do Grupo de Convivência Giuseppe Garibaldi foram os primeiros a receber as cadernetas. Na ocasião, o prefeito Antonio Cettolin explicou o funcionamento das mesmas. “Cada vez que forem ao posto de saúde ou tomarem um remédio diferente, anotem. É uma maneira de ajudar a memória para vivermos mais e melhor”, afirmou.
A caderneta conta com espaços para registros e acompanhamento sobre consultas, medicações, vacinas, sintomas, doenças e exames, entre outros itens. Além disso, o material traz dicas para a segurança e melhor qualidade de vida.
“As cadernetas já estão disponíveis a todos os idosos garibaldenses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e são uma iniciativa para não se perderem dados”, explicou a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes. “Quando foram ao posto, os profissionais vão preencher os dados, mas há itens que também podem ser anotados pelo próprio paciente ou pela família. Levem a caderneta sempre junto com vocês”, orientou ao grupo.
Criada pelo Ministério da Saúde, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa tem por objetivo qualificar a atenção ofertada a esse público pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como ferramenta para auxiliar no manejo dos pacientes.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor