Ibravin e Sebrae comemoram resultados de convênio para qualificar serviço e produção de vinhos

Depois de mais de dois anos desenvolvendo diferentes ações com o Projeto de Valorização dos Vinhos Brasileiros, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) concluem convênio com sucesso, superando metas de participações nas atividades. A iniciativa, firmada em março de 2014 entre as duas entidades, já capacitou mais de dois mil profissionais de atendimento, ultrapassou a qualificação de mil empreendimentos e triplicou a certificação de Boas Práticas, atingindo mais de 230 produtores de uva e de vinho.

Os resultados conquistados nesse período serão apresentados na tarde do dia 15 de dezembro, pelo diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Paviani, em evento na Sala Multiuso da sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). O projeto visava qualificar e sensibilizar produtores, vinícolas, profissionais de bares, restaurantes e lojas especializadas a fim de estimular a comercialização dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado interno.

“Desejamos que em 2017 o Projeto de Valorização dos Vinhos Brasileiros seja ampliado e que possamos continuar qualificando a vitivinicultura nacional, desde a ponta inicial da cadeia produtiva do vinho, até os profissionais que comercializam nossos produtos”, almeja o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá.

Nesses quase três anos de convênio, a inciativa teve como foco a promoção de quatro ações: participação de vinícolas em feiras, realização do Circuito Brasileiro de Degustação, capacitações de profissionais de serviço do vinho pelo Qualidade na Taça e o Programa Alimento Seguro (PAS) – Uva para Processamento. A primeira delas foi a participação de vinícolas em duas edições da Feira Expovinis, em São Paulo (SP). Em 2014, 19 empresas integraram o estande coletivo do Ibravin no evento e, em 2015, foram 20 empreendimentos. Os rótulos verde-amarelos também foram promovidos em 12 etapas do Circuito Brasileiro de Degustação, que ocorreram, de 2014 a 2016, em seis estados (Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

Na última semana de novembro, o Qualidade na Taça, a terceira de quatro ações do convênio – realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – concluiu suas atividades. Com foco nos pequenos negócios de alimentação fora do lar, a iniciativa objetivou aprimorar o atendimento de gestores, sommeliers, garçons e vendedores. Desde setembro de 2014, 85 turmas, 2,6 mil profissionais de 1,3 mil estabelecimentos de 16 cidades, situadas em 14 estados brasileiros, foram instruídos sobre os diferenciais dos produtos nacionais.

Nesta etapa, também houve a participação e divulgação do Qualidade na Taça nos eventos Feira de Vinhos do Rio Wine and Food Festival 2015, em seis edições do Mesa ao Vivo e no 27º Congresso da Abrasel e Vinum Brasilis, os quais propiciaram encontro entre os produtores e o público-alvo da iniciativa.

Durante o convênio entre o Ibravin e o Sebrae foi consolidado, ainda, o Programa Alimento Seguro (PAS) – Uva para Processamento. Em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), a iniciativa implantou os módulos de Boas Práticas Agrícolas (BPA) e Boas Práticas Enológicas (BPE) na Serra Gaúcha. Entre 2014 e 2016, 235 produtores participaram do BPA, e outros 200 estão em processo de conclusão. No ciclo 2015-2016, o programa BPE foi aplicado em 30 vinícolas, sendo que outras 35 estão em andamento e devem receber a certificação no primeiro semestre de 2017.

“Estamos satisfeitos com os resultados obtidos com o convênio. Atingimos nossas expectativas e superamos as metas de participação nas atividades. No PAS, por exemplo, até triplicamos os números integrantes”, comemora Scottá.

Tour Vinhos do Brasil          

Após a apresentação dos resultados do convênio, o Ibravin promove, também na Sala Multiuso da sede do Sebrae Nacional, o Tour Vinhos do Brasil para convidados. Das 16h às 17h30min, o sommelier Maurício Roloff realiza o bate-papo “No verão, vá de vinho”, com degustação orientada. E, na sequência, das 17h30min às 20h, ocorrerá a feira de vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros com venda e prova dos produtos.

A ação contará com a participação das vinícolas Hermann, Lidio Carraro, Maison Forestier, Maximo Boschi, Valmarino e Vistamontes Sucos Naturais.

SERVIÇO*

O que: encerramento do convênio Projeto de Valorização dos Vinhos Brasileiros (apresentação dos resultados e realização do Tour Vinhos do Brasil)
Quando: 15 de dezembro (quinta-feira), das 15h30min às 20h
Onde: sede do Sebrae Nacional (SGAS – Quadra 605, Conjunto A), em Brasília (DF)
Programação: 

  • 15h30min às 16h: apresentação dos resultados obtidos com o Projeto de Valorização dos Vinhos Brasileiros
  • 16h às 17h30min: bate-papo “No verão, vá de vinho” e degustação orientada com o sommelier Maurício Roloff
  • 17h30min às 20h: feira de vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros, com degustação e venda de produtos

*Atividades fechadas para convidados                                     

ALGUMAS METAS DO PROJETO DE VALORIZAÇÃO DOS VINHOS BRASILEIROS

  Meta de participações Número final de participantes
 

Qualidade
na Taça

2.100 profissionais 2.600 profissionais
1.255 empreendimentos 1.300 empreendimentos

PAS – Uva para Processamento

70 produtores no módulo BPA 235 produtores já concluíram o módulo BPA e outros 200 estão em fase de implantação
30 vinícolas no módulo BPE 30 vinícolas já concluíram o módulo BPE e outras 35 estão em andamento

Fonte: Ibravin

error: Conteúdo Protegido