Para os meses de inverno, hotéis de Bento Gonçalves têm a expectativa de acréscimo na taxa de ocupação ou de manutenção dos números registrados no ano passado. Além das baixas temperaturas que atraem turistas para a Serra Gaúcha, eventos na região devem incrementar os negócios que estão ligados a este ramo no período de frio. Feriados e férias escolares também devem ser desencadeadores de uma maior movimentação, conforme o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH).
De acordo com o presidente da entidade, João Laidens, a expectativa é sempre de um acréscimo na procura pela região para o turismo em função também de investimentos que ocorrem ano após ano. “Não adiantaria eu dizer que a gente espera 10 ou 20 ou 5, mas a gente espera que um crescimento em relação ao ano passado”, ressalta, ao mencionar a abertura de novos estabelecimentos e trabalhos desenvolvidos no que se refere aos roteiros turísticos.
No hotel onde Ismael Cichelero é subgerente, nos meses de junho e julho a ocupação ultrapassa os 70%, sendo o maior fluxo de hóspedes no inverno. Para esse ano, a expectativa é superar esta média, com um acréscimo entre 8% e 10%. “Estamos fazendo nossas divulgações e estamos em busca desse bom resultado”, afirma. Para atrair cada vez mais hóspedes, um dos investimentos no local é no bom atendimento. Além disso, para que seja possível saber como está o andamento dos trabalhos no estabelecimento, um grupo se reúne semanalmente, em busca da satisfação dos clientes.
A expectativa é de manutenção da mesma média de ocupação se for feita uma comparação com a época do ano passado no hotel onde Soraia da Veiga é gerente. O momento de retração econômica é levado em consideração ao se planejar o ideal que é o crescimento. A movimentação maior é registrada pelos turistas, sendo percebido, de acordo com ela, a retração no que se refere à estada de executivos. No mês de julho, em função de um evento na região, há finais de semana em que há quase ocupação total.
“No ano passado, a gente percebeu que nós não tínhamos mais aquele turista que vinha durante a semana, a gente recebia muito turista sem reserva, as famílias, e a gente observou que isso vem decaindo”, afirma. Conforme Soraia, o frio contribui com um número maior de turistas, mas geralmente é um público que ocupa a hotelaria em finais de semana.
Foto: Arquivo Difusora

Centro Cultural 20 de Novembro é palco de atividades que celebram a cultura afro-brasileira durante o Mês da Consciência Negra em Bento Gonçalves
Vieni Vivere la Vita convida para apreciar os sabores de Monte Belo do Sul
Tacchini traz técnica inovadora de cirurgia para remoção de adenoide e amígdalas