A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Tacchini vai promover na próxima terça-feira, dia 27, um ‘abraço’ ao Hospital Tacchini, a fim de marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A ação visa o maior envolvimento com a comunidade local e a conscientização das pessoas para a importância deste ano que já salvou e continua salvando vidas. Conforme a Enfermeira Zeni Lazzarini, que coordena a CIHDOTT, toda e qualquer pessoa poderá participar do ato. “Queremos dar as mãos e abraçar toda a quadra do hospital, mostrando às pessoas que a doação é isso, é união e que, salvando vidas, transforma-se sempre num caloroso abraço”, avalia.
A partir das 16h, o ‘abraço’ envolverá colaboradores e médicos da Instituição, voluntários, estudantes, autoridades e demais pessoas que estiverem nas imediações e que queiram participar. O abraço se estenderá pela quadra do Hospital Tacchini, envolvendo as ruas General Osório, Ramiro Barcelos, Saldanha Marinho e José Mário Mônaco. Ao final da tarde, a partir das 18h, será celebrada missa no Santuário de Santo Antônio, promovida também pela CIHDOTT.
O que é a CIHDOTT
No Brasil, o Ministério da Saúde instituiu a Comissão Intra hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) em todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos. No Hospital Tacchini, a CIHDOTT existe há 13 anos e, atualmente, conta com 18 profissionais que atuam diretamente nas ações que contribuem para a doação de órgãos e transplantes, tendo já realizado mais de 1110 captações de órgãos e mais 230 transplantes de córneas. Entre setembro de 2015 a setembro de 2016 foram captadas 64 córneas, sendo que 17 foram transplantadas.
No mesmo período ocorreu duas doações de múltiplos órgãos. Segundo a Enfermeira Zeni, a falta de informação e o preconceito acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. “Com a conscientização da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas”, comenta.
Todos os órgãos captados são distribuídos através da Central de Transplantes, em Porto Alegre, órgão que controla e regula a fila de espera no Estado. As córneas são encaminhadas ao Banco de Olhos do Hospital Geral, em Caxias do Sul e o tecido músculo esquelético vai para o Banco de Ossos do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.
Contato: A CIHDOTT atende no prédio A do Hospital Tacchini, na sala ao lado da Capela. O horário é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Telefone (54) 3455-4229 ou ramais 4229 ou 7107; e-mail:opozeni@tacchini.com.br
Fonte: Tacchini
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21