Na tarde da última quinta-feira, dia 11, o Hospital Tacchini Bento Gonçalves recebeu uma indicação de emenda de custeio no valor de R$ 650 mil, destinada pelo senador Hamilton Mourão. A emenda será direcionada ao apoio contínuo das atividades da instituição ligadas ao SUS, incluindo o atendimento a pacientes oncológicos junto ao Tacchini Instituto do Câncer, referência em atendimento público para 22 municípios da região. No último ano, mais de 67% dos atendimentos do hospital foram públicos.
A visita que marcou a entrega oficial da indicação foi realizada pela presidente do Republicanos em Bento Gonçalves, Aline Poder, e o vereador Volmar Giordani. Na oportunidade, eles puderam esclarecer algumas dúvidas em relação ao futuro do Tacchini, além de conhecer a nova ferramenta online do Tacchini, que mostra em tempo real a ocupação de todos os leitos SUS da instituição.
Durante a visita, o vice-presidente do Conselho Administrativo do Hospital Tacchini, Jordano Zanesco, agradeceu a parceria e reforçou o convite para que o senador conheça pessoalmente a estrutura da instituição e o trabalho desenvolvido em prol da saúde da comunidade de Bento Gonçalves e região.
A emenda, que depende do aceite do Ministério da Saúde para ser efetivada, prevê o envio de valores para custear ações relacionadas aos atendimentos SUS, além da execução de melhorias na ambientação nas recepções do Instituto do Câncer.
“Somos muito gratos ao senador pela indicação da emenda, que representa um investimento direto no bem-estar da nossa comunidade. Esse tipo de apoio é fundamental para que possamos seguir oferecendo um atendimento de excelência e contribuindo para que possamos ajudar as pessoas a viverem mais e melhor”, descreveu Zanesco.
Emenda de Custeio
As emendas de custeio são recursos públicos destinados a custear despesas de funcionamento de instituições e serviços públicos, como hospitais, escolas e outras entidades que atendem à população. Esses recursos não são voltados para investimentos em infraestrutura ou compra de equipamentos, mas sim para garantir o funcionamento contínuo e a manutenção dos serviços essenciais, como compra de insumos e despesas operacionais.
“As emendas de custeio desempenham um papel crucial no dia a dia do hospital, permitindo que os serviços de saúde continuem a ser oferecidos com qualidade e eficiência à população apesar da defasagem do valor da tabela SUS”, descreveu o gerente de relações institucionais do Hospital Tacchini, Humberto Godoy.
O caminho até o recurso
Embora a emenda tenha sido indicada pelo senador, há um longo caminho até que o valor esteja disponível no caixa do hospital. Após a indicação, a emenda precisa passar por uma série de trâmites burocráticos, incluindo a análise e aprovação pela Comissão de Orçamento e Finanças, além de uma série de formalidades no âmbito da gestão pública federal. Somente depois de todas as etapas cumpridas, o valor pode ser efetivamente liberado para uso pelo hospital, o que pode levar alguns meses.
HOMEM FICA FERIDO EM ACIDENTE NA RSC-453, EM FARROUPILHA
Terceira audiência pública do PlanVale será realizada no dia 18 no 8 da Graciema
Abraçaí recebe doação de R$ 4 mil de show beneficente