O Hospital Tacchini realizou na sexta-feira, 16, um procedimento inédito no Rio Grande do Sul na área da cardiologia. Implantou em um paciente o ‘Confirm Rx’, um aparelho pequeno colocado sob a pele com o objetivo de avaliar causas de desmaios e palpitações. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo feito sem o uso do bisturi, menor e mais simples que os implantes tradicionais.
O paciente foi um idoso de 85 anos, do interior de Bento Gonçalves, que já tinha sofrido desmaios e até um infarto. Outro ponto é que qualquer alteração é comunicada no celular do paciente e em uma central médica.
De acordo com o médico cardiologista Leandro Zimerman, “o novo modelo tem a capacidade da comunicação direta. A diferença é que o paciente não precisa estar na nossa frente para dizer o que está acontecendo. É ultra simples e vai me dar o diagnóstico”, afirmou.
Para o diretor superintendente da instituição, Hilton Roese Mancio, “o Tacchini acolhe ideias e condições para apresentar este tipo de inovação. O importante é apresentar mais um recurso que o médico tem para casos complexos”.
A tecnologia é norte americana e o aparelho custa aproximadamente R$ 9 mil. Depois da implantação, ocorre uma revisão em 30 dias, e a cada seis meses. Pelo menos outros dois pacientes poderão receber o mesmo aparelho nos próximos dias, que auxilia em um diagnóstico mais preciso em casos de alterações cardíacas.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro